João Pessoa
Feed de Notícias

Governo discute avanços em escolas da rede estadual em seminário do Programa Mente Inovadora

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017 - 16:26 - Fotos:  Delmer Rodrigues/Secom PB

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realizou nesta sexta-feira (15), o seminário Socialização das Práticas Exitosas do Programa Mente Inovadora, implantado em 2016 em escolas da rede estadual de João Pessoa e de Campina Grande, atendendo a mais de cem escolas. O evento ocorreu no Centro de Formação de Educadores, no bairro de Mangabeira, na Capital.

Na ocasião, o secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, ressaltou a importância do encontro para professores e técnicos da Educação compartilharem os resultados obtidos com a criação do Programa Mente Inovadora. “É um programa extremamente importante, já que é aplicado a alunos em transição entre o Ensino Fundamental e Médio. O Mente Inovadora proporciona formação aos nossos professores e estímulo aos alunos, com diminuição da evasão escolar e aumento das taxas de aprendizagem”, completou.

A secretária executiva de Gestão Pedagógica, Roziane Marinho, também destacou que a implantação do Programa Mente Inovadora proporciona resultados muito além da aprendizagem de Matemática e Lógica. “É um projeto que trabalha as habilidades de nossos alunos de forma ampla, com melhores resultados em outras disciplinas”, disse. “Esse programa tem como finalidade tornar a escola ainda mais interessante, mais atrativa”, prosseguiu.

Mente Inovadora – Criado em 2016 pelo Governo do Estado, o Programa Mente Inovadora tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades exigidas para a educação moderna em alunos do Ensino Fundamental II, com foco na aprendizagem de forma lógica, excluindo famoso decoreba, diretrizes que estão alinhadas com o Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb) e em avaliações da Prova Brasil e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O professor Estêvão Paiva, da Escola Cidadã Integral Hortênsio de Souza Ribeiro, em Campina Grande, se diz satisfeito com os resultados observados em sala de aula desde a implantação do Programa Mente Inovadora. “Tanto o que observamos em sala de aula e também pelos relatos dos alunos, podemos afirmar que o Mente Inovadora auxilia na parte pedagógica, mas também comportamental, tornando o nosso aluno mais presente, mais interessado pelas atividades em sala de aula”, finalizou.

Participaram ainda do seminário Socialização das Práticas Exitosas do Programa Mente Inovadora a Gerente Executiva de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação (GEEIEF), Marta Medeiros, o Gerente Operacional, Herbert Gomes, além de professores e técnicos em educação e o secretário de Estado de Desenvolvimento e Articulação Municipal, Buba Germano.