Fale Conosco

20 de maio de 2013

Governo discute agroecologia com agricultores de Algodão de Jandaíra



O Governo do Estado realiza mais um Dia de Campo sobre Transição Agroecológica e Convivência com Semiárido. O evento acontece, nesta terça-feira (21), em Algodão de Jandaíra, e é realizado por meio da Emater Paraíba, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, em parceria com a prefeitura municipal.

O Dia de Campo acontece na propriedade do agricultor José Renato da Silva, no sítio Serrote Baixo, e começa às 8h. Após a recepção dos participantes, seguem os debates que estão divididos em três estações: “Políticas públicas para agricultura familiar”, “Variedades de palmas resistentes à cochonilha do carmim” e “Desertificação da produção na perspectiva do equilíbrio do sistema de produção”.

Segundo o coordenador regional da Emater em Areia, Auto Martins, é uma boa oportunidade para os agricultores conheceram as tecnologias adaptadas à região Semiárida e esclarecerem dúvidas, quanto as práticas de cultivos agroecológicos e conhecerem também, as variedades de palma forrageira que o Governo do Estado disponibiliza para os criadores.

Por todo o dia, os técnicos da Emater irão abordar outros temas de interesse dos agricultores familiares criadores de gado, como manejo dos rebanhos em períodos de seca, orientação sobre medidas a serem tomadas na escassez de água e alimentos, além dos manejos reprodutivo, sanitário, alimentar e nutricional.

O evento tem apoio do Governo do Estado, Sedap, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Embrapa, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável(CMDRS), UEPB, UFPB, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, entre outras instituições e órgãos parceiros.