Fale Conosco

3 de fevereiro de 2014

Governo discute ações de saúde para DST’s/Aids e Hepatites virais em 2014



A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reúne Unidades de Saúde e Organizações Não Governamentais (ONG), nesta terça-feira (4), para tratar das ações propostas para 2014 no que diz respeito à vigilância, controle e prevenção das DST’s/Aids/Hepatites virais em todos os municípios da Paraíba. A reunião está marcada para às 8h30, no Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), na Capital.

A reunião foi motivada pela nota técnica enviada à SES pelo Ministério da Saúde informando que, neste ano, serão disponibilizados mais de R$ 2,9 milhões para o financiamento de ações de vigilância, controle e prevenção destas doenças nos 223 municípios.

Segundo a gerente operacional das DST/Aids/Hepatites Virais da Secretaria de Saúde Ivoneide Pereira, com a verba, a SES se compromete a cumprir as ações descritas no Plano Estadual de Saúde para o período 2012/2015, a exemplo da continuação de aquisição da fórmula infantil (leite) para crianças expostas ao HIV, até completarem um ano de vida; do repasse de recursos para as casas de apoio (Campina Grande e João Pessoa); da distribuição de material educativo para os municípios que não recebem o incentivo do Ministério da Saúde, e da implantação do teste rápido de Aids em todos os municípios paraibanos.

Com esses recursos, a SES passa a construir ações que possibilitem o fortalecimento do enfrentamento das DST/Aids/Hepatites virais”, disse Ivoneide.