João Pessoa
Feed de Notícias

Governo discute ações de convivência com a estiagem em Pocinhos e Areal

segunda-feira, 30 de setembro de 2013 - 10:30 - Fotos:  Secom-PB

A manutenção das atividades com práticas de convivência com a estiagem e a execução de ações que garantam o fortalecimento da agricultura familiar foram os pontos principais abordados nas Jornadas de Inclusão Produtiva realizadas, nesse fim de semana, nas cidades de Pocinhos e Areal. O evento é organizado pelo Governo do Estado, por meio da Emater.

Durante a programação, em Pocinhos, foi realizada a palestra sobre a produção de feno usando a vegetação nativa da região, distribuição de mudas de plantas frutíferas e sementes de sorgo para armazenamento e plantio pelos agricultores durante o período de chuva. Também ocorreu exposição de caprinos e ovinos e de galinha de capoeira.

O prefeito de Pocinhos, Cláudio Chaves, lembrou que a Emater tem contribuído para que as políticas públicas cheguem aos agricultores familiares do município, ajudando na convivência com a estiagem e encaminhado para que tenham acesso aos programas de inclusão social. “As Jornadas têm permitido que os produtores conheçam as ações que estão sendo executadas para a convivência com a estiagem”, disse.

Segundo ele, apesar da estiagem, com a orientação da Emater, os agricultores familiares estão cultivado seus produtos agrícolas para atender ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), e com isso garantir a renda.

O coordenador regional da Emater em Campina Grande, José Sales Wanderley Júnior informou que próxima Jornada vai acontecer, em Campina Grande, no próximo dia 8, quando será comemorado o aniversário da Emater.

As Jornadas de Inclusão Produtiva acontecem em todo o Estado, a fim de dinamizar a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável. No ano passado, ocorreram 149 Jornadas, beneficiando 5.978 famílias agricultoras com 3.916 propostas de crédito elaboradas.

De acordo com o presidente da Emater, Geovanni Medeiros, as Jornadas de Inclusão Produtiva têm a finalidade de esclarecer as dúvidas dos agricultores familiares, dando-lhes oportunidade de acesso aos programas e políticas públicas como crédito para aquisição de terra, Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa Nacional Rural de Habitação (PNRH).

Areal - A Jornada de Inclusão Produtiva discutiu o uso da água. Na ocasião, o prefeito Cícero Pedro de Almeida destacou as parcerias firmadas com a Emater que estão garantindo o abastecimento e a instalação de equipamentos de armazenamento. “Mesmo nessa fase de dificuldade, o agricultor não desistiu de trabalhar no campo graças ao empenho da Emater que continua assistindo e orientando nas suas atividades, e, sobretudo, animando a todos”, afirmou.

Quem também destacou o trabalho da Emater no município de Areal foi o vice-prefeito Antônio Rodrigues de Lira Filho. “As ações têm ajudado nos avanços com os programas de inclusão social”. O município de Areal foi contemplado com a distribuição de 20 mil raquetes palma resistente a cochonilha do carmim, sementes de milho e feijão.

No município, segundo informou José Paulino da Silva, chefe do escritório da Emater local, em treze ações desenvolvidas com assessoramento da Emater foram investidos R$ 1.684.664,10, com destaque para o Garantia Safra, Bolsa Estiagem, Agroamigo, distribuição de sementes, campanha contra a febre aftosa, compra de milho pela Conab, distribuição de raquetes de palma forrageira, laudos para o Garantia Safra, Brasil Sem Miséria, batatinha agroecológica, habitação rural e atendimentos em diferentes modalidades de serviços.