João Pessoa
Feed de Notícias

Governo discute ações da Gestão Unificada na região de Serra Branca nesta quinta-feira

quarta-feira, 2 de setembro de 2015 - 17:02 - Fotos: 

A diretoria da Gestão Unificada (GU), que integra Emepa, Interpa e Emater, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap), reúne nesta quinta-feira (3), em Serra Branca, no Cariri, assessores e coordenadores regionais para uma apresentação e avaliação das ações em execução nos 21 municípios jurisdicionados pela região administrativa de Serra Branca. Participam também do encontro prefeitos, secretários municipais de agricultura, representantes de associações comunitárias rurais e de Conselhos Municipais do Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

Conforme a programação, a reunião técnico-administrativa, que ocorrerá no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, começa às 8h e será aberta pelo presidente da Gestão Unificada, Nivaldo Magalhães, juntamente com o coordenador regional da Emater em Serra Branca, Walmir Azevedo Pereira, que falará sobre as atividades em execução e a serem executadas na região.

Durante a reunião, além das demandas dos municípios pertencentes à região, serão discutidas

as parcerias com as instituições financeiras como os Bancos do Nordeste e Brasil, Caixa Econômica Federal, questões ligadas ao crédito fundiário, ao crédito rural, as chamadas públicas, a atuação do Grupo de Estudo Ambientais e Prospecção (Geap), dentre outras ações destinadas ao agricultor familiar.

Ações – Um termo de cooperação técnica firmado na semana passada entre a prefeitura de Sumé e a Emater vai permitir um maior avanço das atividades no município, principalmente quanto às atividades relacionadas ao processo de aquisição de produtos agrícolas pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que já formalizou compras de mais de R$ 106 mil.

As ações voltadas para a convivência com a seca tem se destacado, uma vez que a região é uma das mais castigadas pela estiagem prolongada dos últimos quatro anos. Nesse sentido, foram distribuídos com os agricultores 12 kits de irrigação por energia solar, demonstração e confecção de silagem com armazenamento em sacos, totalizando 210 toneladas de ração animal, incentivo técnico ao plantio de palma forrageira resistente à Cochonilha do Carmim, mudas de plantas frutíferas e essências florestais, blocos multinutricionais e sementes de sorgo forrageiro, além da realização das Expofeiras dos municípios de Coxixola, Amparo, Zabelê, São João do Tigre e Gurjão, todas com torneio leiteiros de caprinos. Como forma de criar espaço para as famílias agricultores da região comercializarem seus produtos, foi implantada uma feira agroecológica em Caraúbas.