Fale Conosco

28 de maio de 2015

Governo destaca parcerias e reforça atendimento humanizado na rede de saúde estadual



O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), implantou o projeto “Amigo do Hospital”, em diversas unidades de saúde do Estado. O objetivo é homenagear com o título “Amigo do Hospital”, parceiros que fazem doações aos serviços públicos para reforçar o processo de humanização.

No último dia 8 de maio, a secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath e o diretor geral do Hospital Regional de Guarabira, Cleonaldo Freire, entregaram o primeiro título ao empresário Edivan Freitas, que fez a doação de uma brinquedoteca, que faz parte da ala pediátrica, inaugurada no mesmo dia, com 12 leitos e capacidade para atender  cerca de 50 crianças, mensalmente.

O espaço, que tem a finalidade de ajudar na recuperação das crianças enfermas, por meio de atividades lúdicas, dispõe de brinquedos pedagógicos; que incentivam a interação por meio de brincadeiras. “Quando uma criança está num hospital, precisando de ajuda, nada mais gratificante do que ajudá-la e amenizar o sofrimento”, disse o empresário.

Segundo o diretor geral do Hospital de Guarabira, Cleonaldo Freire, ações como estas têm como objetivo oferecer um serviço mais digno. “O lúdico fortalece a qualidade de vida e o tratamento das crianças. A brinquedoteca está auxiliando na recuperação das crianças enfermas”, disse.

O projeto é uma forma de incentivar a parceria entre Governo e empresas privadas e está dentro do que prevê a Constituição Federal, de 88, no art. 199, onde diz que “a assistência à saúde é livre à iniciativa privada” e no artigo 1º diz que “as instituições privadas poderão participar de forma complementar do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Além do Hospital de Guarabira, o projeto “Amigo do Hospital” também está sendo implantado no Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, na Capital, nas ações com enfoque na melhor qualidade e maior humanização dos serviços, a exemplo da Praça Nise da Silveira – Beija-Flor, onde usuários e familiares terão um espaço com várias atividades artísticas, culturais, esportivas e educativas. O local está sendo implantado em parceria com a iniciativa privada.