João Pessoa
Feed de Notícias

Governo desenvolve plano para os 16 Centros Sociais Urbanos da PB

quinta-feira, 25 de agosto de 2011 - 17:59 - Fotos: 

 

Planejamento de atividades acontecem no Cejube, em Gramame.Secom-PB

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), realiza, nesta quinta (25) e sexta (26), no Centro de Atividades e Lazer do Aposentado e Pensionista Padre Juarez Benício (Cejube), no bairro Colinas do Sul, em Gramame, o planejamento de atividades para os 16 Centros Sociais Urbanos (CSUs) da Paraíba. Na ocasião, também será avaliada a atividade “CSUs de Férias”, que teve início dia 4 de junho deste ano, em seis centros, contemplando cerca de duas mil crianças com atividades esportivas, lazer e cultura.

 

A secretária da SEDH, Aparecida Ramos, lembrou que os Centros Sociais Urbanos estão sendo devolvidos para as comunidades. “Com a devolução destes espaços à comunidade estamos promovendo a cidadania e melhorando a qualidade de vida. Esses espaços de socialização vão funcionar de forma eficiente, promovendo uma série de atividades por meio de ações integradas com outras secretarias, reafirmando a proposta de um governo único”, afirmou.

A coordenadora dos CSUs, Ana Paula Cavalcanti Ferreira, ressaltou que a SEDH está tentando organizar os 16 Centros que existem distribuídos na Paraíba, como forma de manter atividades permanentes para a população. “Este é um momento de reciclagem de todos que fazem os CSUs para que a gente preste um serviço cada vez melhor. O nosso objetivo é aproximar às ações do governo às necessidades da população”, frisou.

Os representantes dos CSUs tiveram palestra sobre motivação e qualidade de vida no ambiente de trabalho com o professor Júnior Fydelles, além de troca de experiência e incentivo sobre o desenvolvimento dos centros.

Plano coletivo – Ainda segundo Ana Paula, será desenvolvido um plano coletivo e outro individual para os CSUs. “A meta é implementar, até outubro, as ações que estão sendo pensadas no Plano Coletivo e no Plano Individual. Para fiscalizar esta implementação, uma equipe da Secretaria irá percorrer os Centros Sociais para ver de perto como as ações estão acontecendo”, explicou.

Atualmente, estão sendo oferecidos cursos de curta duração para a comunidade, mas a ideia é que, no próximo ano, os cursos sejam técnicos profissionalizantes com duração mínima de seis meses.

CSUs de Férias – Durante o encontro de dois dias, também está sendo discutido o projeto “CSUs de Férias”. A ação teve início este ano e tem como meta oferecer a crianças e adolescentes atividades durante o período de recesso escolar, evitando assim que este público ocioso neste período.

De forma lúdica, os centros trabalharam a temática trabalhada “Enfrentamento às Drogas e à Violência”. O projeto contou com a parceria da Secretaria de Esporte e Lazer, da Polícia Militar e outros.

“Esta também é uma forma de a SEDH devolver à população o espaço dos Centros Sociais que estavam sem utilização. Só em Mandacaru, a gente atendeu mais de 500 crianças, por meio de oficinas e técnicas circenses, sempre com a temática das drogas”, disse a coordenadora do Projeto CSUs de Férias, Poliana Gomes Figueiredo.

Cinema com pipoca em Areia – O município de Areia também participou do projeto “CSUs de Férias”. Duzentas e trinta crianças participaram ativamente das atividades esportivas e das oficinas. “No final, houve uma sessão de cinema com pipoca, com a exibição do filme ‘Mãos Talentosas’, que narra a história verídica de uma criança pobre que consegue estudar e se tornar um grande cirurgião”, contou a assistente social do CSU de Areia, Maristela Silva de Almeida.

Além dos CSUs de Mandacaru e Areia, também participaram do projeto Cruz das Armas, Rangel, Geisel e Campina Grande.