João Pessoa
Feed de Notícias

Governo define ações para atrair turistas ao ‘Destino Paraíba’ durante Copa de 2014

terça-feira, 1 de outubro de 2013 - 18:33 - Fotos: 

O grupo de trabalho formado por oito secretarias (Saúde, Agevisa, Cultura, Turismo, Desenvolvimento Humano, Comunicação, Juventude e Esporte, Defesa Social) e a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) reuniu-se nesta terça-feira (1) para definir as ações de marketing que serão desenvolvidas antes e durante a Copa do Mundo de 2014, visando atrair turistas brasileiros e estrangeiros para o ‘Destino Paraíba’ por ocasião dos jogos em Recife (PE) e Natal (RN).

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, explicou que o grupo vem se reunindo desde o ano passado, mas que a etapa atual é de iniciar as discussões com as 11 prefeituras (João Pessoa, Cabedelo, Lucena, Conde, Guarabira, Bananeiras, Ingá, Esperança, Areia, Pocinhos e Campina Grande) selecionadas pelo Ministério do Turismo (MTur). A primeira reunião com os prefeitos e secretários municipais de Turismo e Cultura está agendada para o próximo dia 15 de outubro.

Precisamos definir o que iremos oferecer ao público que vier para a Paraíba por ocasião da Copa do Mundo. Se fazemos realizar shows na praia; exibir jogos em telões ou mesmo eventos culturais. Iremos ouvir sugestões. Temos quer criar um clima de copa do mundo em pleno São João”, avisou a executiva paraibana.

Segurança – O delegado geral adjunto da Policia Civil, Isaías Gualberto, informou que entre as ações designadas para Segurança Pública está a instalação de câmeras na orla de João Pessoa. Ele revelou que será um total de 120 câmeras instaladas em pontos estratégicos da capital, além da aquisição de dois helicópteros. “Um já foi adquirido e outro está em licitação. Também estamos investindo na formação dos policiais com cursos de língua estrangeira”, revelou Gualberto.

Esportes - O secretário de Esporte e Juventude, Tibério Limeira, confirmou que a Vila Olímpica Ronaldo Marinho, em João Pessoa, está entre os 80 Centros de Treinamentos da Copa do Mundo de 2014 ( públicos e privados) que constarão no Caderno da Fifa e que serão apresentados às seleções que participarão da competição no Brasil no próximo ano. O Caderno deverá ser publicado entre outubro e novembro e, a partir de então, a escolha ficará exclusivamente a critério das Confederações de Futebol dos países classificados para a Copa.

Tibério Limeira disse que a Vila Olímpica passou por todas as quatro janelas abertas pela Fifa, como forma de avaliação de sua infraestrutura, atendendo os critérios de capacidade de receber as seleções, assim como itens como acessibilidade e proximidade do setor hoteleiro. “Estamos na disputa final para receber uma seleção estrangeira que pretenda fazer sua etapa final de treinamento em João Pessoa”, afirmou o secretário. “Nossa localização é estratégica, já que estamos entre duas cidades sedes (Recife e Natal)”, disse.

Para dotar a Vila Olímpica em um Centro de Treinamento de referência, o Governo do Estado está investindo mais de R$ 15 milhões em toda a sua infraestrutura, dentro e fora do equipamento esportivo. As obras, segundo Tibério Limeira, seguem em ritmo acelerado e toda a parte de campo, mini-campo, arquibancada, que terá capacidade para receber 1 mil torcedores, e área para a imprensa estará sendo finalizada no início de janeiro do próximo ano. “Estaremos entregando a Vila Olímpica seis meses antes do início da Copa do Mundo”, destacou o secretário.