João Pessoa
Feed de Notícias

Governo debate patrimônio histórico e Ministério Público durante Fórum de Ciência e Cultura

sexta-feira, 10 de julho de 2015 - 12:16 - Fotos: 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) realizou o Fórum de Ciência e Cultura na tarde dessa quinta-feira (9), no auditório Edgardo Ferreira Soares, na sede do Ministério Público Estadual (MPPB). A temática foi o Patrimônio Histórico e Ministério Público.

O evento teve como palestrante o promotor da 2ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e Promoção Social, João Geraldo Carneiro Barbosa, que falou sobre “Patrimônio Histórico e Ministério Público: Dificuldades e Perspectivas”.

A palestra foi seguida por um debate com os órgãos de preservação patrimonial, sendo a União representada pelo superintendente do Instituto do Patrimônio Nacional, Claudio Nogueira; a Prefeitura Municipal de João Pessoa pelo coordenador do Patrimônio Artístico e Cultural (Copac); o Iphaep pelo coordenador de Arquitetura e Ecologia, Gustavo Nóbrega; e o Conselho de Proteção dos Bens Culturais e Artísticos (Conpec) pelo conselheiro Ovídio Lopes de Mendonça.

O debate contou ainda com o professor do Curso de Direito do Unipê, Renato César Carneiro, como mediador entre os debatedores e o público composto por alunos e professores universitários, museólogos e demais membros da sociedade.

“A harmonia entre o Ministério Público e os órgãos de preservação patrimonial em todas as esferas é importante na defesa do patrimônio cultural, e o Iphaep, desde o início da gestão da diretora executiva do órgão, Cassandra Figueiredo, vem avançando nesse objetivo”, destacou o promotor João Geraldo.

Cassandra Figueiredo ressaltou que esse é o segundo Fórum de Ciência e Cultura realizado neste ano e que os eventos visam a discussão acerca da preservação patrimonial no Estado e a conscientização e participação da sociedade como um todo, como agentes multiplicadores da salvaguarda do Patrimônio Cultural.

O próximo Fórum de Ciência e Cultura do Iphaep acontecerá na última quinta-feira de agosto, dia 27, às 14h, no auditório da Associação Comercial de João Pessoa, no Varadouro. O tema será o Centro Histórico da Capital.