João Pessoa
Feed de Notícias

Governo debate crédito rural com agricultores familiares

terça-feira, 25 de março de 2014 - 16:49 - Fotos: 

Agricultores familiares e instituições executoras do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) no município de Cajazeirinhas, região administrativa de Pombal, Alto Sertão, se reuniram na sexta-feira (21) no turno da manhã, na Igreja da Comunidade Rural do Barrento, para uma palestra educativa sobre o “Crédito Rural na Agricultura Familiar”, numa ação do Governo do Estado, por meio da Emater Paraíba.

De início o técnico Zildo Vicente, gerente local da Emater Paraíba, falou sobre as chuvas ocorridas no município neste mês de março e apresentou as políticas públicas que estão sendo executadas no município pela Emater local e exibiu no telão imagens e vídeos da zona rural, logo em seguida foi a vez do gerente do BNB (Pronaf) Artur Tavares, que detalhou todas as linhas de crédito que estão disponíveis para o agricultor familiar e como acessá-las.

Falou também sobre a renegociação e liquidação das dívidas rurais e por último o assessor do Agroamigo Daniel Gonçalves fez uma apresentação do programa de micro-crédito rural produtivo orientado e também respondeu as perguntas da plateia e exibiu um vídeo sobre o referido programa Agroamigo.

Ficou agendada uma nova visita para a próxima semana do assessor de crédito do Agroamigo para receber as propostas de crédito rural do Pronaf grupo B das pessoas que estiveram presentes nesta palestra. A comunidade participou com bastante atenção e também fazendo questionamentos para os palestrantes e saíram muito satisfeitos em relação ao que se precisa saber para poder acessar o crédito rural do Pronaf.

Palestra explicativa como esta é muito importante para que o agricultor familiar tenha conhecimento de todas as linhas de crédito rural que estão acessíveis pelo Pronaf e para o desenvolvimento rural sustentável da comunidade”, disse Zildo Vicente, gerente local da Emater.

Participaram da palestra promovida pelo escritório local da Emater em Cajazeirinhas, o representante do BNB agência de Pombal, assessores do Agroamigo, secretário de Agricultura do município, membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e agricultores familiares do Barrento e de comunidades vizinhas.