João Pessoa
Feed de Notícias

Governo debate atendimento integrado às mulheres vítimas de violência

terça-feira, 16 de março de 2010 - 09:16 - Fotos: 

A Secretaria Especial de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres realizará, às 9h30 desta terça-feira (16), uma reunião com representantes de órgãos governamentais para discutir o atendimento integrado às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no Estado. A pauta inclui a implementação do Núcleo Estadual de Referência da Mulher, que deverá prestar um atendimento especializado, incluindo assistência social, jurídica, médica e psicológica, além da instalação da Casa Abrigo, serviço de acolhimento às mulheres em situação de risco.
 
“Com o fortalecimento da ação integrada das Secretarias e órgãos governamentais, através dos serviços, conseguiremos qualificar ainda mais o atendimento às vítimas, sempre em condições humanizadas, e agilizar os encaminhamentos para ajudá-las na superação da situação de violência”, explica Douraci Vieira, Gerente do Programa Estadual de Políticas para Mulheres.
 
A reunião acontecerá na Secretaria da Mulher e já estão confirmadas as presenças de representantes da Secretaria de Segurança Pública, como a coordenadora das Delegacias da Mulher, delegada Conceição Casado, e a delegada Ivanisa Olímpio de Almeida, da Delegacia da Mulher de João Pessoa; do Defensor Geral do Estado, Marcos Gerbasi; de Socorro Dantas, Gerente Executiva da Gerência de Medicina e Odontologia Legal (Gemol), onde são realizados exames de corpo e delito, além de outros membros desses órgãos que vão coordenar a integração do atendimento.

Reunião da Câmara Técnica do Pacto de Enfrentamento à Violência contra a Mulher

Dando continuidade às atividades que tiveram início desde o segundo semestre de 2009, a Câmara Técnica do Pacto de Enfrentamento à Violência contra a Mulher realizará nesta terça-feira, às 14h, sua 5ª reunião ordinária.

A Câmara Técnica, Instituída pelo decreto nº. 30.582, de 21 de agosto, é formado por um/a representante e um/a suplente de 14 Secretarias e órgãos Estaduais, tendo a finalidade de propor e elaborar ações de enfrentamento à violência contra as mulheres, além de monitorar as ações previstas no Plano Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.

Para esse encontro, estão previstas discussões sobre os cinco eixos que compõem o referido Plano Estadual: I-Consolidação da política nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres e implementação da lei Maria da Penha; II- Promoção dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e enfrentamento à feminização da Aids e outras DSTs; III- Combate à exploração sexual e ao tráfico de mulheres; IV- Promoção dos direitos humanos das mulheres em situação de prisão e meninas em cumprimento das medidas sócio-educativas, e V- Autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho, com inclusão social. Com base nesses cinco eixos, serão formadas comissões de trabalho, objetivando fazer definições práticas para implementação das políticas para mulheres.

Fabiana Nóbrega, Assessoria de Imprensa da Casa Civil