João Pessoa
Feed de Notícias

Governo dá posse ao novo gerente do Sistema Penitenciário e entrega novas viaturas

quarta-feira, 30 de novembro de 2016 - 10:50 - Fotos:  Secom-PB/ Walter Rafael

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) fez a entrega de 18 novas viaturas operacionais (equipadas com xadrez) para serem utilizadas no sistema prisional do Estado. A solenidade aconteceu, nessa terça-feira (29), no Auditório Nobre da Seap, localizado no Centro Administrativo Estadual, em João Pessoa. Na ocasião, o secretário titular da Seap, Wagner Dorta, assinou o termo de posse do novo gerente do sistema penitenciário paraibano, João Paulo Ferreira Barros, que antes atuava como diretor da Penitenciária de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice, no bairro de Mangabeira.

Durante a evento, o secretário Wagner Dorta fez a entrega simbólica das viaturas à diretora da Penitenciária de Recuperação Feminina Maria Júlia Maranhão, Mirtes Daniele da Silva.

A mesa da cerimônia foi composta pelo secretário de Administração Penitenciária, Wagner Dorta; o gerente do Sispen, João Paulo Ferreira Barros; o assessor de gabinete da Seap, José Geraldo de Menezes – que também representou o Conselho de Coordenação Penitenciária; o Diretor da Penitenciária Dr. Romeu Gonçalves de Abrantes (PB1), Lincolin Gomes Pedrosa e o integrante da Força Tática Penitenciária (FTPEN), Alexandre Rodrigues, que representou os agentes penitenciários.

O secretário Wagner Dorta destacou a competência do novo gerente do sistema prisional. “João Paulo Ferreira é um técnico fundamental para o melhoramento das atividades. Quero aproveitar esse importante momento para entregar aos diretores 18 viaturas novas e mais 11 viaturas que vamos repassar para outras unidades prisionais”, destacou.

João Paulo Ferreira Barros agradeceu a oportunidade de gerenciar o Sistema Penitenciário no Estado da Paraíba. “É um cargo extremamente importante, tenho consciência que a luta será árdua e a batalha será grande, mas o que eu posso dizer é que coragem não me faltará, disposição não me faltará, farei o meu melhor para contribuir de forma expressiva para o fortalecimento do sistema penitenciário”, adiantou.

O diretor da Penitenciária Jurista Agnelo Amorim Filho, em Campina Grande, Anselmo Vasconcelos Costa também falou da chegada dos novos veículos. “É um avanço fundamental a chegada destes novos veículos, pois tínhamos uma frota muito antiga e reduzida, o que prejudicava muito a questão das escoltas e o translado de presos dentro do Estado e até para fora do Estado”, lembrou.

A diretora da Penitenciária Feminina de Campina Grande, Auristela Camilo, destacou que a chegada das viaturas é importante, pois várias unidades que nunca tiveram viaturas agora vão passar a ter. “Para a unidade de Campina Grande especificamente, onde sou gestora, vai proporcionar mais segurança aos agentes durante as escoltas, além de atender de forma mais rápida, por ser um veículo novo e mais potente, às necessidades da nossa unidade”, observou.

Além de João Pessoa, foram contempladas unidades prisionais de Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras e Santa Rita.