João Pessoa
Feed de Notícias

Governo se reúne com empresários de Israel para discutir projetos

quarta-feira, 6 de novembro de 2013 - 17:50 - Fotos:  José Lins / Secom-PB

O Mitrelli Group e a IDE Technologies, grupos empresariais de Israel, apresentaram seus projetos em recursos hídricos, habitação, tecnologia, agricultura, dentre outras áreas, durante encontro com o vice-governador Rômulo Gouveia e secretários estaduais, nesta quarta-feira (6), no Palácio da Redenção. Antes, os secretários de Planejamento e Gestão, Gustavo Nogueira, e de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, mostraram aos empresários israelenses os principais projetos estruturantes em execução desde 2011 no Estado, incluindo os grandes investimentos em segurança hídrica, a exemplo do Canal Acauã-Araçagi e a Translitorânea.

O vice-governador Rômulo Gouveia disse que esse primeiro contato foi positivo e os secretários João Azevedo e Gustavo Nogueira vão analisar as possibilidades de novos encontros visando futuros convênios. “Não podemos deixar de reconhecer a experiência muito bem sucedida desses grupos que atuam em mais de 40 países e, a partir de agora, vamos discutir alternativas objetivando possíveis parcerias”, destacou Rômulo.

Entre as especialidades do grupo Mitrelli e a IDE Technologies estão os projetos de dessalinização, irrigação e reuso da água. A comitiva de empresários israelenses era integrada por Haim Taib, fundador e presidente do Mitrelli Group, e pelo diretor executivo da IDE Technologies, Fredi Lokiec, dentre outros executivos.

O secretário Gustavo Nogueira destacou o aspecto positivo para a Paraíba nesse momento atual, em que o Estado vem atraindo o interesse de grandes investidores. “Isto em função dos investimentos públicos que o governador Ricardo Coutinho tem feito aqui o que faz com que a Paraíba se torne mais visível e mais atraente para investidores, inclusive estrangeiros”.

Na avaliação do secretário de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, alguns dos projetos desenvolvidos pelo Mitrelli e IDE em diversos países poderão ser executados aqui no Estado. João Azevedo destacou que os empresários ficaram surpresos ao conhecer os projetos estruturantes do Governo do Estado e que, até então, eles não tinham conhecimento do bom momento que vive a Paraíba em termos de investimentos e privados.