João Pessoa
Feed de Notícias

Governo da Paraíba reúne produtores de laranjas no município de Matinhas 

quinta-feira, 24 de agosto de 2017 - 08:57 - Fotos:  Secom-PB

Os produtores de laranja e tangerina do município de Matinhas receberam, nessa quarta-feira (23), a visita do secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), Rômulo Montenegro, para debater questões relacionadas à produção e comercialização de laranja e tangerina.

Um levantamento realizado por técnicos da Defesa Agropecuária e da Emater, órgãos vinculados à Sedap, atestam que em média 600 produtores trabalham no cultivo da laranja, em uma área plantada de 1,6 mil hectares, nas variedades laranja, tangerina “dancy”, ponkan, cravo, mimo do céu e baía com destaque para o tipo tangerinas “dancy” produção predominante na região do brejo paraibano. A produção é a principal fonte de renda para a maioria da população de Matinhas.

Com o objetivo de melhorar e expandir a produção, o secretário Rômulo Montenegro elencou algumas alternativas para agregar valor à produção de laranjas e tangerinas na região de Matinhas e seu entorno.

“O Governo está presente nos municípios para convergir ideias, nós sabemos a importância socioeconômica da produção para os agricultores e consequentemente para o Estado, por isso, planejamos duas políticas que são fundamentais para alavancar a produção das culturas locais. Políticas sanitárias e de comercialização, é preciso produzir com qualidade, é através dessas políticas que a produção vai se tornar competitiva para entrar nos mercados”.

Outro ponto destacado pelo secretário é que os produtores devem estar organizados em cooperativas vinculadas ao sistema OCB, Organização das Cooperativas do Estado da Paraíba (OCB/PB). “A OCB tem todo um trabalho de preparação dos cooperados para gerir com segurança ao que se propõe”

A prefeita Fátima Silva, agradeceu ao secretário e disse que está pronta para apoiar as ações do Estado no município. “Vejo que estamos com o mesmo propósito, ajudar aos agricultores a produzirem com qualidade e tenho certeza que essas ações vão somar muito na produção e na vida deles. Acho importante que eles se organizem por meio de cooperativas pois os gestores passam e a cooperativa segue. Potencial para produzir o município já tem e tudo que vier para agregar valor nós vamos abraçar”, destacou.

O secretario Rômulo, agradeceu aos agricultores, aos técnicos da Defesa Agropecuária, técnicos da Emater, a prefeita do município Fátima Silva, ao vice-prefeito Felipe Moura e aos vereadores presentes na reunião.