Fale Conosco

31 de janeiro de 2014

Governo da Paraíba realiza 1º Seminário Integrado do Projovem Urbano



Aproximadamente 400 educadores estão participando do 1º Seminário Integrado do Projovem Urbano. O evento teve inicio quinta-feira (30), no hotel Ouro Branco, em João Pessoa, onde foi discutido o tema Juventude e Cidade. A programação seguiu nesta sexta-feira (31) na Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB) e vai até às 12h deste sábado (1º), na Consultoria Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão (CBPEX), ambos localizados no Bairro dos Estados, na Capital.

O Seminário está ofertando oficinas pedagógicas com temas específicos a cada área do conhecimento do programa, na perspectiva de consolidar e ampliar os fundamentos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens no Estado da Paraíba (Projovem). A Paraíba conta atualmente com 280 educadores em 37 municípios e está oferecendo para este ano 7.500 vagas aos jovens de 18 a 29 anos.

O encontro foi presidido pela secretária de Estado da Educação Márcia Lucena e contou com a presença da chefe de gabinete do governador, Estela Isabel Bezerra. De acordo com a secretária, o evento serve para promover uma reflexão aprofundada porque traz a interação das diferentes cidades e isso faz com que os professores passem a ter o domínio do território estadual e do que acontece na relação da juventude com a cidade em que ele vive, nas diferentes regiões do Estado, o que possibilita ao professor trabalhar melhor com o tema dentro da proposta curricular do programa.

O Estado da Paraíba é o que mais matricula alunos no projovem e tem avançado muito por desenvolver um bom trabalho de monitoramento. Podemos ver isso na presença dos professores que compareceram em quase sua totalidade ao seminário. Como a Paraíba conseguiu avançar o Governo Federal está ofertando maior número de vagas, coisa que não ocorreu em outras unidades da Federação” frisou a secretária Márcia Lucena.

Segundo o coordenador executivo do Projovem Urbano na Paraíba, Francisco Eleutério, o seminário tem uma grande importância para a integração de todos que participam do programa. “O nosso objetivo é promover a integração entre gestores, educadores especialistas e educadores da sala de acolhimento do programa. Estamos oferecendo oficinas pedagógicas para educadores de 37 municípios como responsabilidade social e interdisciplinariedade” ressaltou.