Fale Conosco

22 de maio de 2018

Governo da Paraíba promove II Seminário sobre Vítimas LGBT no Inquérito Policial



Um levantamento de dados pioneiro no Brasil sobre vítimas LGBT em inquéritos policiais será apresentado pelo Governo do Estado no II Seminário “Vítimas LGBT no Inquérito Policial”, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesds) e Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, nesta sexta-feira (25), no auditório da Central de Polícia, BR-230, Geisel, em João Pessoa.

Os dados estatísticos oficiais apresentados sobre Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) contra a população LGBT no Estado são referentes aos anos de 2011 a 2017. O trabalho considerado pioneiro de levantamento de dados para resolução de casos de LGBTfobia no país é realizado pela Assessoria de Ações Estratégicas da Segurança Pública, segundo a delegada Cassandra Duarte. Até maio deste ano, foram registrados nove casos de mortes de LGBT no Estado.

O levantamento aponta quais regiões no Estado com mais homicídios e latrocínios, tipos de mortes, instrumentos utilizados, vulnerabilidade da vítima, cor/raça, orientação sexual e identidade de gênero. Também revela o aumento de resolução dos casos com adoção da abordagem metodológica e a orientação de políticas públicas para municípios mais afetados. O evento é restrito para profissionais da Polícia Civil, MPE, MPF, TJ, PM, Mov LGBT e UFPB.

Programação – A abertura do seminário será às 8h com a presença do secretário de Estado de Segurança e Defesa Social, Cláudio Coelho Lima, do delegado geral, João Alves de Albuquerque, da secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, do procurador da República José Godoy; e ainda de representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça, Comando da Polícia Militar e a presidenta do Conselho Estadual dos Direitos de LGBT da Paraíba, Fernanda Benvenutty.

O evento terá debate sobre a produção e análise estatística e criminal sobre os casos de vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais LGBT (CVLI LGBT) e estudo de dois casos de mortes de LGBT. A palestra sobre o acompanhamento dos casos de mortes violentas letais e intencionais da população LGBT na Paraíba, às 9h, será proferida pela secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, e pelo delegado especializado de Crimes Homofóbicos, Étnicos-raciais e de Delitos de Intolerância Religiosa (Dechradi), Marcelo Falcone.

Em seguida, a delegada Cassandra Duarte fará o debate sobre a análise metodológica da ‘Autoria CVLI no Programa Paraíba Unida pela Paz’ e o agente de investigação,Glauber Welson de Souza Elias, apresentará os dados de 2011 a 2017. Os estudos de dois casos sobre CVLIs de LGBT serão apresentados pelos delegados Reinaldo Nóbrega e Hector Nunes Azevedo.

Mais informações:

II Seminário “Vítimas LGBT no inquérito policial

Quando: Sexta-feira (25), das 8h às 12h30

Local: Auditório da Central de Polícia, BR-230, Geisel, em João Pessoa.

Realização: Governo do Estado – Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social e Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana