Fale Conosco

17 de janeiro de 2014

Governo da Paraíba promove capacitação sobre de Vigilância Sanitária em municípios do Brejo



O Governo da Paraíba, por meio da Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa/PB), vai realizar mês de fevereiro, em Guarabira, o Curso de Capacitação em Serviços de Saúde e Estrutura Física, com foco no Programa Saúde da Família (PSF). A capacitação é destinada às Vigilâncias Sanitárias municipais das 25 cidades que integram a Segunda Região de Saúde do Estado da Paraíba.

Segundo a diretora geral Glaciane Mendes, o curso será ministrado por profissionais ligados à Diretoria Técnica de Saúde e de Saúde do Trabalhador da Agevisa/PB, sob a responsabilidade do diretor técnico Ailton César dos Santos Vieira.

A capacitação será direcionada aos municípios de Alagoinha, Araçagí, Araruna, Bananeiras, Belém, Borborema, Cacimba de Dentro, Caiçara, Casserengue, Cuitegí, Dona Inês, Duas Estradas, Guarabira, Lagoa de Dentro, Logradouro, Mulungu, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba, Riachão, Serra da Raiz, Serraria, Sertãozinho, Solânea e Tacima.

Planos de ação – Acompanhada do diretor administrativo-financeiro da Agevisa/PB, Irlanilson Fabrício de Almeida, a diretora geral Glaciane Mendes esteve em Guarabira para avaliar a estrutura da Gerência Técnica Regional I da autarquia e para discutir com a gerente técnica Ana Lúcia Teixeira dos Santos os meios necessários para incrementar e aperfeiçoar os serviços prestados à sociedade da região do Brejo paraibano. A reunião contou com a participação do gerente da Vigilância Sanitária municipal de Guarabira, Leonardo dos Santos.

Glaciane Mendes e Irlanilson Fabrício estão visitando as Gerências Técnicas Regionais da agência reguladora estadual para se inteirarem da situação de cada uma e definirem planos para o aperfeiçoamento dos trabalhos de promoção e proteção da saúde da população local.

Aperfeiçoamento em Vigilância Sanitária – Em Guarabira, Glaciane Mendes também falou do Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância Sanitária que funcionará de forma descentralizada nos municípios de João Pessoa, Guarabira, Itabaiana, Campina Grande, Picuí, Monteiro, Patos, Piancó, Pombal e Cajazeiras.

Ela lembrou que o curso será coordenado pelo Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor/PB), o qual já realizou Processo Seletivo Simplificado para escolha dos Facilitadores de Concentração e dos Facilitadores de Dispersão responsáveis pela aplicação das aulas. A relação dos candidatos aprovados foi publicada na edição do dia 07 de janeiro de 2014 do Diário Oficial do Poder Executivo (disponível em http://static.paraiba.pb.gov.br/2014/01/Di%C3%A1rio-Oficial-07.01.2014.pdf), e a previsão é de que as atividades sejam iniciadas entre os meses de março e abril.