João Pessoa
Feed de Notícias

Governo da Paraíba promove ações de enfrentamento à estiagem no Sertão do Estado

quarta-feira, 16 de setembro de 2015 - 18:37 - Fotos:  Waldeir Cabral

Com a presença de prefeitos e representantes de vários municípios do Sertão paraibano, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e de Recursos Hídricos (Seirhmact), entregou, nesta quarta-feira (16), na Sede Regional da Cagepa em Patos, mais 60 caixas d’água que vão beneficiar milhares de pessoas em dificuldade hídrica na região.

A distribuição das caixas d’água, com capacidade individual de 10 mil litros, faz parte do programa Viva Água, lançado pelo Governo da Paraíba, dentro do Plano Emergencial de Enfrentamento à Estiagem.

Para o presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Fernandes Neves, é função e dever do Estado encontrar meios para garantir a convivência da população com a seca. “Com esta iniciativa do Governo da Paraíba, o carro pipa deverá fazer mais viagens a cada localidade, e quem ganha com isso é a população, que não ficará mais em filas à espera da água. Estamos dando mais mobilidade na distribuição”, argumentou o presidente.

Marcus Vinícius ressaltou que nesta etapa do programa Viva Água estão sendo beneficiadas as cidades de Boa Ventura, Catingueira, Diamante, Nova Olinda, Pedra Branca, Piancó, Princesa Isabel, Santa Terezinha e Teixeira. Ele lembrou que na semana passada foram contemplados com a distribuição de caixas d’água 17 municípios da região polarizada por Campina Grande.

Já o gerente regional da Cagepa em Patos, Maciel Damaceno Silva, destacou que a iniciativa do Governo do Estado é fundamental para minimizar os transtornos dos moradores das cidades com dificuldades de acesso à água. “Essa é uma maneira prática de agilizar o processo de distribuição desse líquido tão fundamental para a vida humana”, enfatizou.

Agradecimento - Todos os prefeitos presentes ao evento em Patos agradeceram a forma como o Governo do Estado age para amenizar os efeitos da estiagem. “Quero de público parabenizar o governador Ricardo Coutinho por criar condições que visam amenizar os efeitos danosos da seca na nossa região”, agradeceu Edmilson Alves dos Reis, prefeito do município de Teixeira.

Outro que elogiou a iniciativa do Governo do Estado no enfrentamento à estiagem foi o prefeito de Santa Terezinha, Arimateia Camboim, que recebeu cinco caixas d’água. “Essas caixas chegam em boa hora, por isso temos que enaltecer essa ajuda do Governo”, observou o gestor, acrescentando que a Prefeitura vai instalar os equipamentos em pontos estratégicos da cidade, para facilitar o atendimento à população.