João Pessoa
Feed de Notícias

Governo da Paraíba produz blocos multinutricionais para alimentar rebanho

quinta-feira, 2 de julho de 2015 - 16:44 - Fotos: 

A produção de blocos multinutricionais como parte do Plano Emergencial de Enfrentamento à Estiagem lançado pelo Governo do Estado, para a complementação da alimentação dos rebanhos bovinos, caprinos e ovinos, afetados pelos efeitos da seca, está sendo executada pela Gestão Unificada Emater/|Emepa/Interpa, sob coordenação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap).

A ação conjunta da Emater-PB e Emepa tem o propósito de suprir a necessidade alimentar dos animais com a distribuição de blocos multinutricionais. O repasse será feito para associações e produtores individuais, devidamente cadastrados, para os rebanhos na região do Semiárido paraibano, afetados pelo período de estiagem que assola a região.

Os dois órgãos também se propõem a orientar e acompanhar as ações de distribuição e sua utilização da ração, como também promover atividades para transferir a tecnologia, por meio de vitrines tecnológicas. Os responsáveis por essas ações serão treinados por técnicos da Sedap, Emater e Emepa, que farão a seleção dos beneficiários e o acompanhamento do programa em todo Estado.

Para a realização das ações, foram implantados dois núcleos de produção e distribuição dos blocos, nas Estações Experimentais de Pendência e Benjamin Maranhão. Haverá uma produção diária de 800 blocos que serão repassados aos criadores. Cada bloco tem cinco quilos.

A distribuição dos blocos, coordenada pela Emater, será feita a partir dos núcleos de produção da Emater e da Sedap, que farão o acompanhamento do seu uso junto ao criadores. A equipe técnica da Emepa está produzindo folheto contendo todas as orientações e recomendações de uso dos blocos, para diferentes espécies caprinas, ovinas e bovinas.

O Governo do Estado espera que, com essas ações, ocorra uma redução na mortalidade de animais, que haja a manutenção dos níveis de produção de leite dos rebanhos nas áreas mais vulneráveis, como também, permita a continuidade reprodutiva dos animais, de modo a manter os níveis de renda dos produtores.

Serão 250 mil quilos de blocos multinutricionais produzidos na Estação Experimental de Pendência, em Soledade, no Cariri, beneficiando 1.300 produtores rurais com 50 mil blocos para a suplementação nutricional de 30 mil animais durante o período de quatro meses. Os blocos que estão sendo produzidos, em breve, serão distribuídos pelos escritórios da Emater PB nos municípios integrantes em situação de emergência.