Fale Conosco

9 de março de 2012

Governo da Paraíba participa do Fórum Nacional Consecti-Confap em Curitiba



A secretária executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Paraíba, Francilene Procópio Garcia, e o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba, Claudio Furtado, representam a Paraíba no Fórum Nacional do Conselho de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia & Inovação (Consecti) e do Conselho das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que acontece nesta quinta (8) e sexta-feira (9), em Curitiba (PR). A estratégia de CT&I 2012-2015 é um dos projetos apresentados no evento.

O fórum conta com a presença de representantes governamentais e gestores das principais instituições que compõem o sistema nacional de Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I) e é a primeira edição deste ano.

Dos assuntos em pauta, destaca-se a apresentação das diretrizes da Estratégia Nacional de CT&I  pelo secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luiz Antônio Rodrigues Elias, que representará o ministro Marco Antônio Raupp. Na ocasião, ele apresenta as principais diretrizes que irão nortear as ações do país nessa área, no período de 2012 a 2015. “É o momento ideal para que os secretários estaduais de Ciência e Tecnologia e diretores de fundações de amparo à pesquisa possam trocar ideias e propor encaminhamentos sobre essa questão”, dsse o presidente do Consecti, Odenildo Sena.

Na programação, está prevista ainda a realização de painel sobre o Programa Nacional de Banda Larga e seu impacto nos Estados – um assunto estratégico para o Estado do Amazonas que, neste primeiro momento, não está inserido no programa. “Pretendemos discutir a possibilidade de antecipar a presença da Telebras no Amazonas”, disse Odenildo Sena.