Fale Conosco

18 de setembro de 2013

Governo da Paraíba lança Ano Cultural Paulo Freire nesta quinta-feira



O vice-governador Rômulo Gouveia lança o Ano Cultural Paulo Freire pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) nesta quinta-feira (19), às 9h, no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. A solenidade marcará também o Cinquentenário da Campanha de Educação Popular (Ceplar) e do Movimento 40 Horas de Angicos. O evento é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com a Cátedra da Unesco de EJA/UFPB.

A programação contará com a assinatura de convênio entre os governos da Paraíba e do Rio Grande do Norte, Fundação Roberto Marinho e Cátedra Unesco EJA para construção do Observatório da EJA. Em seguida, a secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, fará a palestra “Ceplar e Angicos: Celebrando o cinquentenário das experiências freirianas”. Na ocasião, será apresentado o vídeo “Memórias da Ceplar”, com o depoimento da educadora e doutora em Sociologia, Maria das Dores de Oliveira (Dorinha), uma das fundadoras da campanha.

Na sequência haverá uma conferência do professor Marcos J. C. Guerra, coordenador do Círculo de Cultura, sobre a Ceplar e as 40 horas de Angicos aos dias atuais, sob a coordenação do Prof. Timothy Denis Ireland, da Cátedra Unesco/ EJA. A data do evento foi escolhida aproveitando o transcurso do aniversário de Paulo Freire, declarado Patrono da Educação Brasileira desde 2012. O evento também marcará os 50 anos da aplicação da pedagogia do educador na Paraíba.