João Pessoa
Feed de Notícias

Governo da Paraíba firma parceria com a Finlândia na área de Educação

terça-feira, 2 de junho de 2015 - 16:20 - Fotos: 

A vice-governadora Lígia Feliciano e o embaixador da Finlândia Markku Virri assinaram, na manhã desta terça-feira (2), no Palácio da Redenção, um memorando de entendimento firmando parceria entre o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE) e a Universidade de Ciências Aplicadas da Finlândia. A parceria consiste na divulgação das experiências e características das escolas da rede estadual naquele país, bem como estágios para estudantes de universidades finlandesas por três meses na Paraíba, objetivando a aplicação de conhecimento e projetos de empreendedorismo e de ensino de Ciências e Matemática nas escolas estaduais, a partir do próximo ano.

Para a vice-governadora, esta é uma ação de grande importância. “O governador Ricardo Coutinho disse que nesse segundo mandato uma das ações prioritárias na Educação será a qualificação do estudante na Paraíba. E esse já é um primeiro passo que o secretário da Pasta, Aléssio Trindade, traz para a Paraíba, pois a Finlândia é um país referência na Educação, um país desenvolvido”, comentou.

Lígia Feliciano ressaltou que “essa é uma ação muito produtiva para os estudantes da rede, permitindo o acesso a uma nova forma de aprender, oportunidade de desenvolver projetos adequados para o crescimento e de aperfeiçoamento do Inglês e incentivando o aprendizado de línguas. Espero que ações como essa venha somar as demais realizadas na educação no Estado, pois através da educação é que se pode construir o futuro e transformar a vida das pessoas”.

Segundo o secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, o Governo do Estado também está estudando a possibilidade por meio do Projeto Gira Mundo, de oferecer intercâmbio aos alunos da rede estadual na Finlândia. “Além disso, vai dar celeridade às ações do acordo já assinado com o Canadá, também de intercâmbio de alunos da rede estadual naquele país norte americano”, observou.

Para Aléssio Trindade, a parceria firmada com a Finlândia é muito importante, tendo em vista que o país conta com o melhor sistema educacional do mundo, tem a melhor avaliação no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), bem como passa por experiências similares as da Paraíba, a exemplo da falta d’água. “Eles vão contribuir muito com a relação escola comunidade e a ação do professor em sala de aula”, afirmou o secretário.

Estiveram presentes também ao encontro a secretária de Estado da Gestão Pedagógica da Educação Roziane Marinho, a secretária de Administração de Suprimento e Logística da Educação, Luciane Coutinho; o cônsul da Finlândia em Recife, Gilberto Flávio de Azevedo; a reitora da Universidade de Ciências Aplicadas, Seija Mahlamaki-Kultanen; a presidente da PBTur, Ruth Avelino; e o presidente da Comissão de Educação na Assembléia Legislativa, deputado Buba Germano.