João Pessoa
Feed de Notícias

Governo da Paraíba entrega teatro e conclui Centro de Convenções

terça-feira, 4 de agosto de 2015 - 09:05 - Fotos: 

O governador Ricardo Coutinho entrega nesta quarta-feira (5), no dia do aniversário de João Pessoa e fundação do estado da Paraíba, o teatro Pedra do Reino, finalizando assim a última etapa de obras do Centro de Convenções, que também conta com a entrega de um relógio de sol e um heliporto. No evento de inauguração, a partir das 19h, estão previstas as performances da Orquestra Sinfônica da Paraíba e das cantoras Maria Juliana e Zélia Duncan.

A cerimônia no teatro acontece para convidados de diversos segmentos da sociedade civil organizada, entre eles, as crianças atendidas pelo Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima), idosos atendidos nos Centro Sociais Urbanos, moradores do Cidade Madura, entre outros. Mas, o público em geral poderá assistir a solenidade através de telões que serão disponibilizados no pavilhão de congressos. De acordo com o chefe de Relações Públicas do Corpo de Bombeiros da Paraíba, major Tiago Aragão, esse tipo de determinação é amparada pela Norma Brasileira (NBR) 9077:2001, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e acontece para garantir a segurança dos espectadores e evitar superlotação.

“É realizado um cálculo que determina a capacidade máxima de pessoas que o ambiente suporta baseado no número de saídas de emergência existentes no recinto. Assim, em caso de urgências, é possível garantir o escoamento das pessoas para o ambiente externo de maneira controlada e adequada, prezando pela segurança de todos”, explicou.

O Teatro

O Teatro Pedra do Reino possui área total de 11.763 m², sendo 440 m² destinados ao fosso da orquestra, com desenho de forro para facilitar a propagação do som para palco e plateia. Com capacidade para quase 3 mil pessoas e possuindo estrutura e acústica adequadas, o equipamento terá condições de receber grandes espetáculos nacionais e internacionais. Nessa etapa, que conclui a obra do complexo do Centro de Convenções de João Pessoa, foram investidos R$ 60 milhões.

De acordo com o gestor do Centro de Convenções, Ferdinando Lucena, a inauguração do Teatro Pedra do Reino proporcionará à Paraíba entrar na rota dos grandes eventos e internacionais. “Até então a Paraíba estava sem ter condições de receber os grandes espetáculos, os grandes musicais, pelo simples fato de não ter um teatro com capacidade de comportar um número superior a 2,5 mil pessoas. A inauguração da ‘Pedra do Reino’, que integra o complexo do Centro de Convenções, torna o estado capaz de receber esses eventos e, assim, se desenvolver cultural e economicamente”, disse.

Ferdinando Lucena ressaltou que a construção do Teatro Pedra do Reino faz parte de um investimento bem maior. “É necessário lembrar que a inauguração desse equipamento turístico está dentro da inauguração do Centro de Convenções. Com isso, o Governo do Estado cumpre o que prometeu à população, que é oferecer um equipamento que colocasse a Paraíba na realização de grandes congressos, um espaço para discutir os grandes interesses dos paraibanos”, destacou.

O secretário de Estado da Comunicação Institucional, Luís Tôrres, afirmou que João Pessoa chega aos 430 anos com a inauguração de uma obra que, definitivamente, entrará para a história. “A conclusão do Centro de Convenções inclui João Pessoa, em particular, e a Paraíba no circuito internacional de grandes eventos. Todo o Estado será beneficiado com o desenvolvimento artístico, cultural e econômico. São investimentos que chegam a quase R$ 250 milhões. Um orgulho para o Governo entregar uma obra que vai mudar, significativamente, a economia, cultura e turismo da Paraíba. João Pessoa ganha um presente que entra para a história nos seus 430 anos”,  ressaltou o secretário.