João Pessoa
Feed de Notícias

Governo da Paraíba encerra Expofeira com R$ 20 milhões em negócios

segunda-feira, 25 de setembro de 2017 - 12:19 - Fotos:  Secom-PB

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), encerrou, nesse domingo (24), a Expofeira Paraíba Agronegócios 2017. A 50ª Edição do evento recebeu, em oito dias de feira, mais de 100 mil pessoas e movimentou cerca de R$ 20 milhões em negócios.

Os dados foram levantados pela organização do evento e destacados pelo secretário da Sedap, Rômulo Montenegro, na solenidade de encerramento na pista central do Parque de Exposição Henrique Vieira de Melo, na Capital.

Para o secretário Rômulo e os parceiros, a retomada das exposições e os resultados dessa edição, consolidam ainda mais a cadeia do gênero produtivo como uma das mais importantes da região Nordeste. O destaque é para o aumento, em mais de cinquenta por cento (50%), na comercialização, em comparação à edição do ano passado, devido ao volume de negócios da feira de animais e os negócios no setor de máquinas agrícolas.

Ao todo, foram promovidos cem eventos simultâneos, prestigiados com grande público, que puderam observar o desfile dos melhores animais das mais de 40 raças expostas no parque. O público pode conhecer o espaço da economia criativa e o Salão do Empreendedor Rural, onde se apresentaram grupos culturais, com ritmos e músicas diversas, além de cursos, oficinas e palestras relacionados ao setor agropecuário.

O secretário Rômulo ainda destacou as ações que o Governo realiza para o setor agropecuário. “Nós sabemos o quanto avançamos e o que fizemos para retomar esse evento. O estado é internacionalmente reconhecido como área livre de aftosa, temos um cadastro que nos informa tudo sobre o trânsito animal, são esforços que nos permitem fazer um evento tão grandioso quanto esse. A agropecuária reage ao período de crise. A Paraíba é o quinto estado que mais gerou emprego e isso se deu por causa do setor agropecuário”, ressaltou.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Mário Borba, agradeceu ao Governo e aos demais parceiros e enfatizou que os esforços conquistados para engrandecer a cadeia do setor agropecuário devem ser preservados. “Não podemos deixar que um setor tão importante perca o protagonismo. Esse evento só demonstra que estamos no caminho certo, não tenho dúvidas, com a quantidade de pessoas que vejo aqui, de que não podemos deixar de realizá-lo Um evento que integra o campo com a cidade, as famílias, as crianças se encontram e passam a entender que o alimento vem do produtor rural, enfim tudo que aconteceu nesses oito dias estou convencido que não podemos parar”, comentou.

A Expofeira contou com a parceria da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/PB), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/pb), Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco), Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), Associação Brasileira de Vaquejada/ Quarto de Milha (ABVAQ/PBQM), Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), Associação Paraibana dos Criadores do Cavalos Mangalarga Marchador e Kennel Club da Paraíba.