Fale Conosco

26 de agosto de 2015

Governo da Paraíba discute Programa de Aquisição de Alimentos na Modalidade compra Institucional



O Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada Emater/Interpa/Emater (GU), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap), está articulando com cooperativas e associações o início do Programa de Aquisição de Alimentos – Modalidade Compra Institucional. Para tanto, promove uma série de reuniões com presidentes de associações comunitárias rurais e de cooperativas da agricultura familiar, com o objetivo de analisar e discutir estratégias de fornecimento ao programa bem como realizar um levantamento da produção para comercialização. A ação tem parceria da Secretaria Executiva da Segurança Alimentar e Economia Solidária.

De acordo com o gerente do PAA pela Emater, Flávio Borghezam, as primeiras compras deverão ser efetuadas pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), a partir de setembro, após publicação do edital de compras, quando serão selecionadas as propostas vencedoras. Ele adiantou que está sendo realizado um levantamento da produção no Estado para saber a oferta de produtos disponíveis para a comercialização pelas cooperativas e associações da agricultura familiar. “É essa oferta de produtos que será encaminhada como sugestão a SAP, para subsidiar o lançamento do edital de compras, construindo desta forma, uma proposta em parceria com os agricultores familiares e suas representações”, disse.

O gerente do PAA informou ainda que a Secretaria de Administração Penitenciaria já sinalizou com a possível compra de vários produtos oriundos da agricultura familiar, dentre outros, batata doce e inglesa, inhame, jerimum, banana, laranja, pimentão, coentro e cebolinha.

Reuniões – A primeira reunião sobre o PAA – modalidade Compra Institucional aconteceu na terça-feira (25), na sede do Instituto de Terras e Planejamento Agrícola do Estado (Interpa). A segunda vai ocorrer, nesta quarta-feira (26), em Campina Grande, na sede do escritório regional da Emater, localizado na Avenida Assis Chateaubriand, e quinta-feira (27), será a vez do município de Sousa, no alto Sertão, com início previsto às 9h, no IFPB, situado na av. Gastão Medeiros Forte, bairro Jardim Sorrilandia.