Fale Conosco

23 de agosto de 2011

Governo da Paraíba amplia o ensino de libras em todo o Estado



O Governo do Estado, por meio da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), está promovendo cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todo o Estado, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas de atenção às pessoas com deficiências. A iniciativa faz parte das ações de interiorização da Fundação e conta com a parceria de prefeituras, instituições públicas e privadas.

Nesta semana, 44 profissionais da rede pública de ensino do município de Catolé do Rocha começaram a ser capacitados pela Funad por meio do curso “Libras Básico”, com o objetivo de garantir a inclusão de pessoas surdas na escola regular. As aulas tiveram início nessa segunda-feira (22) e acontecem até a próxima sexta, na sede da 8ª Região de Ensino, pela manhã e à tarde.

Já em João Pessoa, servidores da Polícia Rodoviária Federal e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) também estão sendo habilitados para melhor atender às pessoas com deficiência auditiva. As aulas serão duas vezes por semana, sempre à tarde, a partir desta terça-feira (23) até o dia 3 de outubro próximo, no auditório do Departamento da Polícia Rodoviária Federal, na BR 230.

Segundo a presidente da Funad, Simone Jordão Almeida, o ensino de Libras nas instituições favorece o processo de inclusão das pessoas surdas na sociedade. “Na maioria das vezes essas pessoas vivenciam situações de dificuldade de acesso aos serviços, devido à carência de profissionais qualificados em Libras”, destacou Simone, lembrando que a Língua Brasileira de Sinais é considerada a primeira língua das pessoas surdas.