João Pessoa
Feed de Notícias

Governo cultiva sorgo para ração do rebanho da Emepa

terça-feira, 9 de maio de 2017 - 12:22 - Fotos:  Secom-PB

O Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, está com uma programação de cultivo de sorgo nas estações experimentais da Emepa para  alimentação dos rebanhos bovinos e caprinos, objetos de pesquisas de melhoramento genético.

Por orientação do diretor técnico da Emepa, Manuel Duré, grande parte do sorgo produzido será utilizado como silagem para atender a necessidade de alimentação dos rebanhos existentes nas outras estações experimentais, onde os pesquisadores trabalham com o melhoramento genético de caprinos e ovinos.

Depois da realização de plantios nas Estações Experimentais de Alagoinha e de Veludo, foi feito um plantio na Estação Experimental Epitácio Pessoa, em Umbuzeiro. A área plantada é de 11,3 hectares com a semente cultivar Ponta Negra, utilizando o sistema de plantio mecanizado, informou o chefe da estação Gilvan Ramos da Cruz Junior. Ele disso que a ação é importante para atender a demanda de ração em período de estiagem prolongada.

Na Estação Experimental de Alagoinha, também estão sendo disponibilizadas alternativas que possam suprir a insuficiência alimentar dos rebanhos bovinos em suas pesquisas, nos períodos de longas estiagens e escassez de água.

O agrônomo Rubens Fernandes da Costa, chefe da Estação Experimental de Alagoinha, intensificou as ações no sentido de levar aos criadores tecnologias de convivência com a seca notadamente na sensibilização do uso de silagem, podendo ser produzida na propriedade.

Ele destacou que a cultura do sorgo vem ganhando espaço na utilização para silagem, devido a sua grande versatilidade quando comparada a outras culturas, especialmente a do milho, cultura utilizada para produção de silagem. O sorgo também se destaca por sua ampla adaptação, fornecendo forragem de alta produtividade de massa seca aliada à qualidade nutricional em diferentes épocas de plantio.

Na Estação Experimental de Veludo, no município de Itaporanga, Vale do Piancó, o plantio é da variedade Ponta Negra adquirida na cidade de Campina Grande, numa área que compõe o pivô central destinado ao sistema de irrigação por aspersão. Como estão ocorrendo chuvas na região, ainda não foi utilizada água para irrigar. “Caso seja necessário, usaremos a irrigação como salvamento da plantação”, comentou o chefe da estação, Joanildo Rodrigues.
A previsão de colheita é de setenta dias, com o primeiro corte, podendo ser feito o segundo corte se continuar sendo irrigado.  Em anos anteriores também foi feita a plantação de sorgo, dando excelente resultados. Guardado em silagem, ajudou na alimentação dos animais em outras estações da Emepa.

O sorgo é uma planta de origem africana, da mesma família botânica do milho, que é utilizada na alimentação animal, principalmente de bovinos. Basicamente, existem quatro tipos de sorgo: granífero, sacarino, vassoura e forrageiro.