João Pessoa
Feed de Notícias

Governo cria programa permanente de recuperação de barragens

quarta-feira, 17 de abril de 2013 - 12:04 - Fotos:  João Francisco/Secom-PB

O Governo do Estado implantou, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, um programa permanente de recuperação de barragens. De acordo com o secretário titular da pasta, João Azevedo, a ação não era uma prática comum na Paraíba, os reservatórios eram construídos e não havia manutenção e conservação com regularidade. O Estado administra 122 barragens.

“Nessa primeira fase, nós fizemos uma licitação para a recuperação de 14 barragens. Dois desses lotes já receberam ordens de serviços e as obras começam nos próximos dias”, informa o secretário. Os recursos próprios do Estado somam cerca de R$ 2,6 milhões.

Vão ser recuperadas nessa primeira etapa as barragens Carneiro (Jericó), Riacho dos Cavalos (Riacho dos Cavalos), Farinha (Patos), Jeremias (Desterro), Mucutú (Juazeirinho), Jangada (Mamanguape), Tapera (Belém do Brejo do Cruz), Bruscas (Curral Velho), Baião (São José do Brejo do Cruz), Emas (Emas), Pocinhos (Monteiro), Tapuio (São Vicente do Seridó), Queimadas (Santana dos Garrotes) e Curimatã (Caraúbas). Os reservatórios têm capacidade de acumular cerca de 250 milhões de metros cúbicos de água. Atualmente, por causa da estiagem, essas barragens estão com volume baixo.

Os serviços de engenharia vão solucionar problemas de erosão, problemas no sangradouro, combate a formigueiros, questões relacionadas à drenagem, dentre outros.

Equipes da Secretaria e da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) estão em campo fazendo levantamento de outras barragens que também precisam ser recuperadas. João Azevedo esclarece que hoje a lei de segurança dos mananciais obriga a manutenção permanente.