João Pessoa
Feed de Notícias

Governo cria Grupo de Apoio para auxiliar uso das tecnologias nas escolas estaduais

terça-feira, 17 de setembro de 2013 - 17:55 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), criou o Grupo de Apoio Tecnológico (Gatec), instituído pela Portaria nº 471 de 15 de agosto de 2013, cuja finalidade é realizar visitas de monitoramento às escolas. O objetivo desse trabalho é promover um contato direto com os professores da rede estadual que estão trabalhando com tecnologia em sala de aula.

O Gatec visitará primeiramente todas as escolas de Ensino Médio que receberam os tablets em João Pessoa e Campina Grande. “Nesse primeiro momento, coletaremos dados importantes relacionados às tecnologias que a escola está tendo acesso. A equipe do Gatec assistirá aulas e também coletará em formulários online dados importantes para a Secretaria de Educação, no sentido de diagnosticar necessidades metodológicas e didáticas no uso das tecnologias em Educação”, explicou a gerente executiva do Núcleo de Educação à Distância do Estado (Nead), Verônica Fragoso.

Verônica Fragoso informou ainda que durante as visitas do Gatec também serão cadastrados professores e alunos para acesso à plataforma Moodle da SEE, no endereço  http://www.sec.pb.gov.br/ead/, onde foi criado um espaço nomeado “Clube dos Aplicativos”. Nesse espaço existem várias salas de discussões que são distribuídas por disciplinas, onde os professores terão acesso a aplicativos ligados às temáticas contidas em sua área de trabalho, bem como sugestões de aulas criadas a partir de pesquisas e/ou experiências compartilhadas pelos próprios professores.

Pensando nessa nova relação de aprendizado surgida com o uso das tecnologias, criamos uma sala para os alunos cuja participação será de extrema importância para uma construção pedagógica de parceria entre educadores e alunos. Além disso, estão sendo criados vídeos pedagógicos no auxílio ao uso dos tablets e que também deverão ser ampliados para outros instrumentos tecnológicos”, destacou a gerente do Nead.

Com esta ação pretendemos disponibilizar aos professores e alunos a acessibilidades às metodologias e didáticas voltadas para aulas dinâmicas, interativas e conectadas aos jovens do século XXI”, disse Verônica Fragoso, informado que qualquer dúvida pode ser esclarecida pelo e-mail: gatecpb@gmail.com.