João Pessoa
Feed de Notícias

Governo cria Comitê Executivo de Prevenção às Chuvas

quarta-feira, 4 de maio de 2011 - 22:17 - Fotos:  Francisco França/Secom-PB

 

O secretário-chefe do Governo, Walter Aguiar, manteve reunião na tarde desta quarta-feira (4) com os chefes de várias pastas do Governo para, atendendo a determinação do governador Ricardo Coutinho, criar um Comitê Executivo de Prevenção às precipitações de chuvas que vêm acontecendo nos últimos dias no Estado. A ideia é potencializar as ações do Governo frente aos danos causados pelas chuvas, para atender as situações emergenciais, dar assistência à população dos municípios atingidos e prevenir ocorrências em outras cidades.


Entre os órgãos envolvidos estão a Defesa Civil, Polícia Militar, Aesa, DER, Cagepa e as secretarias de Infraestrutura, Saúde, Desenvolvimento Humano, Agricultura e Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.


O secretário Walter Aguiar disse que a Secretaria de Infraestrutura coordenará esse trabalho conjunto e articulado das secretarias e órgãos, e a Secretaria do Governo fará o acompanhamento. Diante das previsões de mais chuvas nos próximos meses, Walter Aguiar visitará as cidades que têm sofrido danos, a exemplo de Natuba e Itabaiana, e que foram alvo de um trabalho de acompanhamento, monitoramento e assistência desenvolvido pela Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Infraestrutura, Aesa e outras secretarias.


Até o meio dia desta quinta-feira (5), a Defesa Civil entregará um relatório mostrando a situação de todos os municípios atingidos, apontando as ocorrências e tudo o que foi informado ao órgão relativo às chuvas, incluindo quantidade de desabrigados e desalojados. Na reunião, ficou definido ainda que cada secretaria ou órgão entregará relatório, nesta quinta-feira, mostrando a estrutura que pode oferecer para desenvolver os trabalhos nas cidades que estão necessitando de assistência. Na próxima segunda-feira (9), às 15h, o Comitê realizará uma nova reunião de avaliação das ações.


Segundo o tenente-coronel Rufino Tavares, da Defesa Civil, as regiões do Brejo, Cariri e Litoral são as que mais estão sofrendo os efeitos das precipitações. Entre os municípios dessas regiões estão Itabaiana, Mogeiro, Pilões, Areia, Riachão, Mataraca, Gurinhém, Remígio, Caldas Brandão, Cajá, Caaporã, Pitimbu, Alhandra, Cabedelo, Bayeux, Cruz do Espírito Santo, Santa Rita e Campina Grande.


De acordo com o secretário de Infraestrutura, Efraim Morais, a Defesa Civil já esteve em todos os municípios que estão passando por dificuldades em função das chuvas. Além disso, a Aesa vem fazendo o monitoramento contínuo do nível dos açudes e barragens. Segundo a Aesa, 28 açudes estão sangrando no Estado, entre eles, Boqueirão. Só para se ter uma idéia da situação, o setor de meteorologia da Aesa informou que no município de Natuba já choveu, em quatro dias, 70% do que chove o mês inteiro.