Fale Conosco

17 de outubro de 2011

Governo convida municípios para Conferência Estadual de Assistência Social



A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH) está convidando os 223 municípios paraibanos para a 8ª Conferência Estadual da Assistência Social, que acontecerá de 25 a 27, no Espaço Cultural, em João Pessoa. O evento será aberto dia 25, às 19h, no Teatro Paulo Pontes, com participação de 750 profissionais que compõem a Rede de Assistência Social na Paraíba

Este ano, o tema do evento está relacionado aos avanços na consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas), à valorização dos trabalhadores e à qualificação da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios. Os participantes também discutirão o papel do Suas na erradicação da extrema pobreza no Brasil. Entre os convidados para abertura do evento está a secretária nacional de Assistência Social do MDS, Denise Colin.

“A Conferência é um momento ímpar de discussão e avaliação da política de Assistência Social em nosso Estado. Este ano, o objetivo é propor as diretrizes para o aprimoramento do Suas. Sem dúvida, é um evento de extrema importância para a Paraíba”, explicou Nataly Pinheiro, gerente da Assistência Social da SEDH e uma das organizadoras do evento.

Eixos temáticos – Assim, com o tema central “Consolidar o Suas e valorizar os seus trabalhadores” a Conferência está dividida em quatro eixos: estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no Suas; o reordenamento e a qualificação dos serviços socioassistenciais; o fortalecimento da participação e do controle social; e a centralidade do Suas na erradicação da extrema pobreza no Brasil.

Programação – Durante o evento, os municípios terão espaços como tendas e estandes para apresentações culturais, mostra de trabalhos e exposições. O dia 25 será a abertura do evento à noite.

No dia 26, às 8h30, estão programadas pela manhã as seguintes palestras: “Estratégias para a Estruturação da Gestão do Trabalho no Suas”, com Célio Vanderlei Moraes, consultor do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), e “Reordenamento e Qualificação dos Serviços Socioassistenciais”, com Jucimeri Silveira, também consultora MDS.

No período da tarde serão debatidos ainda o “Fortalecimento da Participação e do Controle Social”, com Celso Pasquini, representante do Conselho Nacional de Assistência Social, e “Os Desafios do Suas na Erradicação da Extrema Pobreza no Brasil”, com Denise Colin, Secretária Nacional de Assistência Social.

 

No dia 27, serão formados os grupos de trabalho pela manhã. À tarde será a plenária final e a escolha de delegados para a 8ª Conferência Nacional de Assistência Social, que será de 7 a 10 de dezembro, em Brasília.