Fale Conosco

11 de abril de 2014

Governo continua priorizando ações para desenvolver atividades turísticas



O Governo do Estado manterá a atividade turística como uma de suas prioridades no processo de geração de emprego e renda, apesar das limitações de recursos. Esse foi um dos informes feitos pela presidente da PBTur – Empresa Paraibana de Turismo, Ruth Avelino, na abertura do Encontro Estadual dos Guias de Turismo da Paraíba, nesta quinta-feira (10), no auditório da estatal, no Centro Turístico de Tambaú.

Não queremos e não iremos enganar ninguém. Estamos trabalhando com planejamento e os bons resultados estão surgindo.”, enfatizou a executiva, afirmando que há como trabalhar mesmo com as limitações de recursos.

O diretor de Economia e Fomento da PBTur, Francisco Linhares, adotou o mesmo discurso da presidente da estatal, e ressaltou que o Governo tem investido prioritariamente na infraestrutura, e na qualificação profissional que, segundo ele, é o maior desafio de todos os governos e empresários. “A capacitação profissional é mais difícil do que construir obras”, disse Linhares. Na opinião dele, essa qualificação poderá ser o grande diferencial da Paraíba a curto e longo prazos e exige continuidade.

Linhares relatou que o Governo vem desenvolvendo uma série de ações que envolvem diversas parcerias com Sebrae, Senac, Federação do Comércio, Convention Bureau de João Pessoa e Governo Federal. São programas como o Pronatec Copa, que investe em cursos de idiomas junto aos setores da hotelaria, gastronomia, taxistas e segurança pública; projetos de aperfeiçoamento que incluem cursos de curta duração – foram cerca 40 cursos e 180 consultorias promovidas junto com técnicos do Sebrae-PB -, entre outros.

O processo de divulgação do Destino Paraíba também tem sido prioridade da PBTur, que vem participando das maiores feiras e congressos de Turismo no Brasil e no exterior, como a Bolsa de Turismo de Lisboa, Feira de Turismo de Madri, Mundo Abreu em Portugal, Brazil National Tourism Mart, Feira Internacional de Turismo do Mercosul, Congresso Nacional das Agências de Viagens. “Estamos apoiando eventos na Paraíba, como o Festival de Turismo de João Pessoa, a nova edição do Sabor Brasil, a Copa do Mundo de Robótica e criamos uma prévia dos festejos juninos no Estado, onde todos os municípios podem apresentar suas atrações”, pontuou Linhares.

O diretor afirmou ainda que a PBTur tem reforçado a relação com a mídia nacional e internacional, promovendo a visita de jornalistas dos principais veículos especializados, o que tem resultado em forte mídia espontânea. As operadoras de Turismo também têm sido alvo de investimento da estatal, que tem promovido treinamento do Destino Paraíba em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, e cidades que têm demonstrado ser forte emissores de turistas para o Nordeste, como as localizadas nos Estados de São Paulo e Minas Gerais, em especial.

Infraestrutura – Sobre infraestrutura, Linhares apontou obras que estão efetivamente em andamento e outras já entregues pelo Governo, como o contorno de Jacumã e o Complexo Turístico de Coqueirinho, na Costa do Conde – atualmente o segundo maior polo hoteleiro paraibano. O executivo destacou a concretização do Centro de Convenções, que terá a sua terceira e última etapa entregue em meados de maio, e as obras em estradas de rodagem, facilitando o acesso das pessoas às regiões turísticas, a exemplo das cidades do Brejo e Cariri. “A mobilidade é um desafio em cidades que estão permanentemente em crescimento”, afirmou o executivo.