Fale Conosco

27 de outubro de 2015

Governo constrói barragem subterrânea solicitada por agricultores em Várzea



As famílias agricultoras residentes no Quilombolas Pitombeira, no município de Várzea, no Sertão, começam a receber as primeiras ações constantes no Projeto Eco Produtivo, duas semanas depois de lançado. A Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater (GU), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), em parceria com a prefeitura municipal, iniciou a construção da primeira das cinco barragens subterrâneas previstas.

Assim como em outras comunidades, o projeto prevê o desassoreamento de açudes, lagos e lagoas, perfuração de poços, construção de barragens subterrâneas e instalações de dessalinizadores. A barragem do Pitombeira conta com o acompanhamento de técnicos do escritório regional da Emater em Patos e local, de Várzea.

O presidente da GU, Nivaldo Magalhães, destacou que o esforço conjunto de todos os envolvidos na execução do Projeto Eco Produtivo, junto aos parceiros, já começa a apresentar ações concretas.O Projeto aponta para o incremento rural sustentável e o fortalecimento socioeconômico das comunidades rurais. Está distribuído em quatro mesorregiões do Estado e busca um modelo de gestão economicamente viável.

O Quilombolas Pitombeira, no município de Várzea, tem atendidas 65 famílias. As famílias das comunidades podem participar de cursos sobre educação ambiental, resíduos sólidos e coleta seletiva, segurança alimentar, processamento de frutas, associativismo, manejo sobre criação de caprinos e ovinos. Dependendo da vocação, serão estimuladas a trabalhar com apicultura, suínos, avicultura, piscicultura e bovinos. As estradas vicinais também serão recuperadas e poderá ser construída passagem molhada, dependendo da necessidade.