João Pessoa
Feed de Notícias

Governo confirma reconstrução da Barragem Camará, em Alagoa Nova

terça-feira, 5 de janeiro de 2010 - 15:05 - Fotos: 

O governador José Maranhão anunciou que a Barragem Camará, no município de Alagoa Nova, será reconstruída. O Governo do Estado desenvolve no momento a licitação para a restaurar Camará. Maranhão afirmou que a população pode ficar tranqüila que a barragem terá total segurança.

O Governo consultou os maiores especialistas na área de construção de barragem daquele tipo. “Nós convocamos para a equipe que reformulou o projeto os melhores profissionais no meio universitário, tecnológico e no meio construtivo e a barragem vai ser feita com toda segurança”, revelou o governador.

Maranhão destacou que a barragem Camará foi bem construída. Ela arrombou por falta de manutenção por parte do governo passado. Atualmente o governo do Estado faz obras de manutenção na barragem Saco, em Nova Olinda, construída no Governo Wilson Braga. No governo Burity a obra foi recuperada e hoje a barragem passa por nova manutenção. O governador lembra que o Ministério Público concluiu em sua investigação, que os responsáveis pelo arrombamento de Camará foram um secretário e um engenheiro do governo passado.

As obras na barragem Camará se concentrarão no terço da paredão que ruiu, mas também será feito um muro de concreto, além de outras providências relacionadas à fundação em toda extensão do maciço. A barragem terá capacidade de armazenamento de 26,5 milhões de m³ e a previsão é de que o trabalho seja refeito em nove meses, usando a mesma tecnologia de concreto compactado a rolo. O custo de recuperação está estimado em R$ 20 milhões, dos quais o Governo do Estado tem disponível R$ 10 milhões provenientes do empréstimo contraído junto ao BNDES.

Quando estiver pronta a barragem vai abastecer as cidades de Alagoa Nova, Alagoa Grande, Areia, Remígio, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Areal, Esperança, Lagoa Seca, Algodão de Jandaíra e Montadas.

Josélio Carneiro, com informações de Naná Garcez