João Pessoa
Feed de Notícias

Governo confirma presença de especialistas na Conferência de Desenvolvimento Sustentável

quarta-feira, 16 de março de 2011 - 17:51 - Fotos: 

A programação da “1ª Conferência Estadual sobre Desenvolvimento Sustentável: a Paraíba do século XXI”, que será promovida pelo Governo do Estado nos próximos dias 24 e 25, foi definida nesta quarta-feira (16). O governador Ricardo Coutinho fará a abertura oficial do evento, às 8h50, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Entre os destaques do primeiro dia da Conferência estão as palestras dos especialistas Sérgio Buarque, da área de Desenvolvimento Sustentável, e Francisco Campello, que tem formação em Planejamento e Ordenamento Florestal.  

 
“Desenvolvimento Sustentável da Produção e Inclusão Social” é o título da conferência máster do evento, que será ministrada após a abertura, pelo pesquisador Sérgio Buarque, que é especialista em Desenvolvimento Sustentável. Em seguida, o engenheiro florestal Francisco Campello realizará uma palestra cujo tema ainda está em definição. Campello é, atualmente, assessor regional do Projeto de Conservação e Uso Sustentável da Caatinga, apoiado pelo PNUD e pelo Ministério do Meio Ambiente.  

Ainda na manhã do dia 24, será realizada uma apresentação do “Mapa de Oportunidades do Estado da Paraíba”, desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP). Durante a explanação, o presidente da entidade, Buega Gadelha, apresentará as áreas potenciais de investimento no Estado.

Para o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Renato Feliciano, a evento oferecerá aos setores produtivos e à sociedade a possibilidade de discutir formas de promover o crescimento econômico do Estado com sustentabilidade ambiental e inclusão social.

Câmaras Temáticas
- Durante toda a tarde do dia 24, os participantes discutirão metas de desenvolvimento para a Paraíba em oito câmaras temáticas simultâneas: Agropecuária e Pesca; Ciência e Tecnologia; Micro e Pequenas Empresas; Recursos Hídricos e Meio Ambiente; Indústria, Comércio e Serviços; Desenvolvimento do Turismo; Infraestrutura e Logística; e Recursos Minerais.

No segundo dia da Conferência, está prevista a realização de um painel temático, a partir das 8h30, com as seguintes instituições de fomento: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste do Brasil e Empreender Paraíba. Em seguida, as câmaras temáticas de desenvolvimento apresentarão uma síntese dos trabalhos realizados no dia anterior. Após esta apresentação, o evento será encerrado pelo governador Ricardo Coutinho.

A expectativa é que a Conferência reúna um público mais de 300 participantes, entre representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário; do setor produtivo; de instituições financeiras e de pesquisa; além de sindicatos e conselhos profissionais. Além do Governo Estadual, suas secretarias e autarquias, a conferência tem como público-alvo representantes de mais de 65 instituições e entidades (governamentais e privadas).

Confira abaixo a programação da conferência

1º Dia – 24 de março de 2011 (Quinta-feira)


Horário    Programação
8h     Credenciamento
8h50    Sessão Solene de Abertura. Formação da Mesa e discurso do Governador da Paraíba Ricardo Coutinho
9h30    Conferência Máster: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL da PRODUÇÃO e INCLUSÃO SOCIAL (Palestrante: Sérgio Buarque)
10h30    Palestra com Francisco Campelo – Assessor Técnico Regional do Projeto Conservação e Uso Sustentável da Caatinga, apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD – e pelo Ministério do Meio Ambiente
11h15    Apresentação do Mapa de Oportunidades do Estado da Paraíba. FIEP – Áreas potenciais de investimento. (Francisco Benevides Gadelha, Presidente da FIEP).
12h 00    Intervalo Almoço
14h00     Direcionamento dos participantes as Câmaras de Desenvolvimento
14h30 às 18h00    Debate nas câmaras de desenvolvimento

2º Dia – 25 de março de 2011 (Sexta-feira)
Horário    Programação
08h 30    Painel das Instituições de Fomento
    Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
    Banco do Brasil (BB)
    Caixa Econômica Federal (CEF)
    Banco do Nordeste do Brasil (BNB)
    EMPREENDER Paraíba
10h 15    Apresentação na Plenária das Câmaras do Desenvolvimento – síntese dos trabalhos
11h 35    Encerramento do evento pelo Ricardo Coutinho

Sobre Sérgio Buarque - Economista com mestrado em sociologia, consultor e sócio da MULTIVISÃO-Planejamento Estratégico e Prospecção de Cenários, consultor com 20 anos de experiência, especializado em planejamento estratégico, desenvolvimento regional e local, e metodologia e técnica de construção de cenários, Professor titular da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco-UPE, lecionando “Metodologia e Técnica de Construção de Cenários” na pós-graduação, trabalhos realizados para o IICA-Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, PNUD-Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, GTZ-Gesellschaft fuer Techniche Zusammenarbeit, ELETRONORTE, EMBRAPA, PETROBRÁS, SEBRAE, Caixa Econômica Federal, Ministério da Integração Nacional, entre outros. Autor do livro “Construindo o Desenvolvimento Local Sustentável” (publicado pela Editora Garamond), co-autor do livro “Cinco Cenários para o Brasil 2001-2003” (publicado pela Editora Nórdica) e “Quatro Cenários para o Brasil 2005-2007” (publicado pela Editora Garamond), e do Texto para Discussão sobre “Metodologia e Técnicas de Construção de Cenários Globais e Regionais” (publicado pelo IPEA).