Fale Conosco

2 de julho de 2013

Governo confirma lançamento do Juventude Viva na Paraíba



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), confirmou, nesta terça-feira (2), o lançamento do programa Juventude Viva na Paraíba. O evento será no próximo dia 15, no auditório do Sesi, no centro da Capital, e o programa, que é oriundo do Governo Federal, consiste em sensibilizar a opinião pública sobre a banalização da violência e a valorização da vida dos jovens negros por meio de uma campanha de prevenção, além de articular atores sociais para a promoção dos direitos da juventude a partir de ações.

Na Paraíba, além de João Pessoa, o Juventude Viva, será desenvolvido em Campina Grande, Santa Rita, Cabedelo, Bayeux e Patos. A gerente executiva de Juventude da Sejel, Joana D’Arc, confirmou que a Paraíba é o segundo Estado a adotar o programa federal que contribui para enfrentar o racismo nas instituições que se relacionam com os jovens negros nas escolas, sistemas de saúde, de polícia, penitenciário e de justiça. “O jovem negro vem sendo discriminado constantemente e o Juventude Viva é justamente para colaborar a combater esse tipo de comportamento. O Governo do Estado mostrou o interesse para que o programa seja vigorado aqui já com seis municípios engajados no projeto”, disse Joana.

O Juventude Viva é resultado da parceria entre os Ministérios da Justiça, Saúde, Educação, Emprego, Cultura, Esporte e ainda da Secretaria Nacional de Juventude e Secretaria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Socia (Seppir). O plano foi construído por meio de um processo participativo, com o envolvimento dos movimentos juvenis, do movimento negro, de representantes do hip hop, de especialistas em segurança pública e por meio de diálogos com atores governamentais nas esferas federal, estaduais e municipais.

O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira, destacou que o Juventude Viva vai ser implementado na Paraíba porque há um compromisso do Governo do Estado no segmento da juventude. “A Sejel não se limita só em trabalhar em benefício do esporte e uma marca da gestão olhar também para a juventude no Estado. O Governo do Estado dará toda a estrutura para que aconteça o lançamento desse programa, que vai gerar benefícios para a juventude negra do nosso estado e contará com a presença de autoridades do Governo Federal, estadual e municipais ”, afirmou.

CEJUP – No mesmo dia e local, o secretário Tibério Limeira dará posse aos 27 conselheiros, entre eles titulares e suplentes, que integrarão o Conselho Estadual de Juventude Paraibana (Cejup) até o ano de 2015. Eles foram eleitos no dia 15 de junho por meio de plenárias realizadas no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).