João Pessoa
Feed de Notícias

Governo conclui quarta etapa do Projeto de Restauração e Regularização Ambiental do Novo Cariri

segunda-feira, 26 de setembro de 2016 - 17:50 - Fotos:  Secom PB

O Governo do Estado da Paraíba, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba, finalizou na última sexta-feira (23) a quarta expedição do Projeto de Restauração e Regularização Ambiental do Novo Cariri (PRNC). Em uma semana, foram visitados cinco municípios do Cariri paraibano e colhidas mais de 50 amostras de solo e vegetação, que serão analisadas pelos profissionais envolvidos e inseridas na elaboração do Programa de Regularização Ambiental (PRA-PB)

A expedição foi realizada por uma equipe multidisciplinar da Superintendência de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Sudema), Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), e UFPB,formada por biólogos, engenheiros ambientais, engenheiros florestais, estatísticos, geógrafos, tecnólogos em geoprocessamento e de agroecologia.

Os profissionais visitaram áreas dos municípios de Caraúbas, Coxixola, Congo, São João do Cariri e Serra Branca. Segundo eles, nesta expedição foram observadas florações, frutificações e brotamentos de algumas espécies de plantas nativas mesmo com o longo período de estiagem, o que demonstra, em parte, continuidade no ciclo reprodutivo da flora na Caatinga.

“Observamos ainda que a regeneração da flora está ocorrendo mesmo em áreas degradadas e reforça mais ainda que se aplicarmos nossos modelos de sistemas agroflorestais e de boas práticas ambientais nas propriedades rurais poderemos garantir a revegetação do nosso semiárido”, disse o consultor ambiental do Procase e integrante da expedição, Thiago Silva.

Além desta, outras expedições foram realizadas nos meses de maio, julho e agosto, totalizando mais de 150 amostras de solo e vegetação para análise da equipe. Segundo Thiago Silva, outras duas expedições estão agendadas ainda este ano para que os resultados finais de todas as amostras sejam utilizadas na elaboração dos documentos técnicos que auxiliarão a equipe na implantação do PRA-PB.

O PRNC – O PRNC é resultado de um acordo de cooperação técnica entre o Governo do Estado e a UFPB, e tem como objetivo levantar os dados necessários para o processo de restauração ambiental do Cariri, umas das regiões mais atingidas com o processo de desertificação.

A intenção é identificar e diminuir os efeitos da desertificação no Cariri Paraibano, que, segundo os integrantes das expedições do PRNC, atualmente em todas as regiões do estado, exceto o Litoral, há focos deste fenômeno que deixa o solo infértil e de difícil manejo para agricultura, e para recuperação das áreas degradadas.