João Pessoa
Feed de Notícias

Governo conclui metas da 3ª etapa do Progestão e Aesa solicita novo repasse de recursos federais 

segunda-feira, 16 de março de 2015 - 18:24 - Fotos: 

O Governo do Estado concluiu nesta segunda-feira (16) as metas da terceira etapa do Pacto Nacional pela Gestão as Águas (Progestão). Na próxima semana, a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) enviará ao Governo Federal o relatório das ações desenvolvidas para que a Agência Nacional de Recursos Hídricos (ANA) libere a terceira parcela dos recursos destinados ao projeto.

De acordo com o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva, a Paraíba foi o primeiro Estado a aderir ao Progestão e aprovar as metas das duas primeiras fases, garantindo assim o repasse de R$ 1,5 milhão em recursos federais. A verba está sendo aplicada na melhoria da gestão dos recursos hídricos.

“Nossos técnicos se empenharam bastante para cumprir as metas desta terceira fase. Mais uma vez queremos ser o primeiro Estado a apresentar o relatório mostrando as melhorias na gestão dos recursos hídricos estaduais. Comprovada a nossa eficiência, garantimos o repasse da terceira parcela de R$ 750 mil”, destacou João Fernandes.

Entre as solicitações atendidas pela Aesa estão a integração da base de dados estadual com o Sistema Nacional de Recursos Hídricos (SNRU), a ampliação da divulgação de informações relacionadas a qualidade da água e aos níveis dos reservatórios na internet, além da realização de cursos de capacitação para membros dos comitês de bacias.

“Antes de enviar o documento para Brasília, a ANA exige que o relatório seja avaliado pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH). Fizemos isto na terça-feira passada, quando as ações desenvolvidas pela Aesa e a aplicação dos recursos financeiros foram aprovados por unanimidade”, ressaltou a coordenadora do Progestão na Paraíba, Lovânia Werlang.