João Pessoa
Feed de Notícias

Governo conclui etapa de Formação de educadores que trabalham com o Programa Liga pela Paz

segunda-feira, 23 de março de 2015 - 19:10 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Gerência de Educação Infantil Ensino Fundamental (Geeief), realiza nesta segunda (23) e terça-feira (24) em João Pessoa e Campina Grande, durante todo o dia, o Seminário de Formação em Educação Emocional e Social para Família e Comunidade. Participam do evento educadores, gestores, diretores do Ensino Fundamental I e II, coordenadores do Programa Primeiros Saberes da Infância (PPSI) e professores das escolas da rede estadual de ensino.

Em João Pessoa, o seminário está acontecendo na Escola Estadual José Medeiros Vieira, em Jaguaribe. Em Campina Grande, o seminário está sendo realizado no Centro de Formação de Educadores, inaugurado na última sexta-feira (20) pelo governador Ricardo Coutinho.

A secretária de Estado da Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, entende a importância da educação emocional como proposta de educação integral, usando a formação integral do ser humano na construção do equilíbrio emocional. “É importante saber lidar com o outro, com os conflitos e tratar da cultura de paz na escola e na família”, destacou.

Esta capacitação teve início no dia 16, na 14ª Gerência Regional de Educação (GRE), com sede em Mamanguape e se estendeu a todas as GREs, com o objetivo de estimular a conversa com a comunidade sobre o tema das “Emoções na Família” e como elas podem levar a comportamentos saudáveis para pais e filhos. Ao todo, estão envolvidas 622 escolas de 187 municípios paraibanos das 14 GREs, beneficiando, aproximadamente, 188 mil famílias de alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da rede estadual.

Maíse Cordeiro, consultora pedagógica da Inteligência Relacional, explicou que o trabalho desenvolvido na Paraíba pela Inteligência Relacional no método “Liga pela Paz”, está sendo realizado em cinco etapas: sensibilização, formação inicial, acompanhamento pedagógico, formação continuada e avaliação de resultados. Nesta etapa está acontecendo a formação inicial.

Nessa formação estão sendo realizados 14 seminários direcionados a educadores, com quatro eixos fundamentais: diálogo, autoestima, bondade e perdão. A programação conta com fundamentação teórica e prática acerca de vários temas da educação emocional e social, tais como conceitos de família, violência e paz; estilos parentais (diferentes formas de educar); relação família-escola, dentre outros.

Liga pela Paz – Desde 2014, a metodologia Liga Pela Paz, em parceria com o Programa Primeiros Saberes da Infância, deu início a uma nova fase da escola pública paraibana: a criação de uma cultura de paz e não violência nas escolas. A Inteligência Relacional é uma organização cujo foco principal está voltado à Educação, particularmente, à Educação Emocional e Social no contexto da redução da violência e melhoria da aprendizagem de crianças, jovens e adultos. Fundada em 1992, é pioneira no Brasil em pesquisa, criação de material pedagógico, formação de educadores e desenvolvimento comunitário.