João Pessoa
Feed de Notícias

Governo conclui 80 sistemas coletivos de abastecimento de água

segunda-feira, 7 de março de 2016 - 11:17 - Fotos:  Secom-PB

O Governo do Estado já concluiu a implantação de 80 sistemas coletivos de abastecimento de água em localidades rurais do programa federal Água Para Todos, executado pela Secretaria da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia.

De acordo com o coordenador do Água Para Todos na Paraíba, engenheiro José Hélio Ferreira, mais de 10 mil famílias que vivem em situação de seca em 103 municípios paraibanos foram favorecidas com o programa, que investe cerca de R$ 36 milhões

George Coelho, prefeito de Sobrado, uma das cidades beneficiadas com dois sistemas coletivos nas localidades de Cordeiro e Figueira, comemorou o fim da espera de mais de 20 anos de promessas não cumpridas em outras gestões. “Hoje mais de 160 famílias não precisam esperar por carros pipas e nem depender da água de cacimbão. Elas têm água sem precisar sair de casa”, comentou.

Sistemas – Os sistemas coletivos de abastecimento de água são compostos basicamente por perfuração de poços profundos, adutoras, sistemas de tratamentos, reservatórios elevados, redes de distribuição com ligações domiciliares e, em alguns casos, é contemplado com chafarizes.