João Pessoa
Feed de Notícias

Governo comemora Dia Nacional do Extensionista Rural

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013 - 09:42 - Fotos:  Secom/PB

Na próxima sexta-feira (6), é comemorado em todo o Brasil o Dia do Extensionista Rural. Na Paraíba, o Governo do Estado preparou uma programação para homenagear os profissionais, por meio da Emater, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). As comemorações começam às 9h, na sede da empresa, localizada na estrada de Cabedelo.

A solenidade começa com a entrega de troféus e medalhas aos extensionistas inativos e /ou em desempenho de suas funções e por categoria. Em seguida, será proferida palestra sobre Contexto da Extensão Rural no Brasil.

Integram ainda a pauta da programação, os lançamentos do programa de rádio e do vídeo institucional da Emater, além de uma exposição do acervo fotográfico da Extensão Rural, nesses 58 anos de serviços prestados ao homem do campo e à sociedade paraibana. Na ocasião, serão entregues também, aos extensionistas rurais, veículos, microcomputadores e GPS.

O Dia do Extensionista Rural foi criado pelo Congresso Nacional através da Lei 12.386, no dia 3 de março de 2011. As celebrações acontecem nas Emateres dos 27 Estados da Federação e têm por objetivo reconhecer o valor desses profissionais que atuam diariamente junto com os produtores rurais, principalmente os de estrutura familiar, ajudando-os na construção de um Brasil mais produtivo e sustentável.

Para a extensionista Social da Emater, Ednete Nascimento, o verdadeiro extensionista é antes de tudo aquele que acredita. “Acredita que pode transformar atitudes, modo de pensar, transformar a realidade de muitas famílias agricultoras, o público alvo da assistência técnica social e rural”.

Destacando as qualidades do bom extensionista Ednete disse que ele, antes de tudo deverá saber lidar e trabalhar com gente, buscando ser solidário, conselheiro, amigo, saber ouvir, orientar, respeitar e adquirir a confiança e gostar de trabalhar com o agricultor.

Segundo ela, O extensionista, além de educador tem a capacidade de lidar e enfrentar desafios do setor agropecuário junto com o homem do campo. Trabalha visando a melhoria da qualidade de vida das famílias agricultoras, buscando mostrar o valor de cada uma no processo do desenvolvimento comunitário e sustentável, encorajando-as a exercer a sua cidadania, fazendo valer os seus direitos perante os poderes públicos.

Dentre as mais diversas funções do extensionista destaca-se a missão de contribuir para o aumento da produção e da renda das famílias rurais, por meio da diversificação de culturas e de outras atividades agrícolas e não agrícolas.

Força de trabalho Presente nos 223 municípios, o Serviço de Extensão Rural da Paraíba conta atualmente com 503 extensionistas, dentre eles, 102 engenheiros agrônomos, 240 técnicos agrícolas, 32 médicos veterinários, 18 zootecnistas, 15 assistentes sócias, 78 técnicos sociais, 12 tecnólogos em cooperativismo, 2 engenheiros de pesca, 2 engenheiros florestais, um engenheiro civil e um biólogo. No Brasil, são aproximadamente 23 mil extensionistas rurais prestando assessoramento técnico ao homem do campo de mais de cinco mil municípios.

As comemorações do Dia Nacional do Extensionista Rural coincidem com a data de fundação da primeira instituição de Extensão Rural no Brasil, em 1948, a Associação de Crédito e Assistência Técnica de Minas Gerais (ACAR), o berço da extensão no País.