Fale Conosco

12 de dezembro de 2013

Governo comemora Dia Nacional da Economia Solidária



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedh) e o Fórum Estadual de Economia Solidária da Paraíba, abrem nesta quinta-feira (12), às 14h, no teatro do Colégio Pio X, as atividades comemorativas ao Dia Nacional da Economia Solidária. Na ocasião, haverá apresentação do projeto de Economia Solidária (Ecosol) e o lançamento do Projeto de Ações Integradas de Economia Solidária.

Na sexta-feira (13), as comemorações continuam a partir das 8h, no anel interno do Parque Solon de Lucena, com a apresentação da Ciranda Solidária. Em seguida, haverá a abertura da X Feira Estadual de Economia Solidária e Agricultura Familiar. Também terá exposição fotográfica, apresentação cultural e o Giro de Saberes, com explanação sobre as tecnologias sociais e práticas agroecológicas. No período da tarde, será realizada palestra sobre cuidado com o meio ambiente, coleta seletiva e finança solidária.

O Ecosol é um convênio do Governo do Estado, por meio da Sedh, com o Ministério de Trabalho e Emprego, por intermédio da Secretaria Nacional de Economia Solidária, que tem como principal objetivo apoiar as iniciativas econômicas solidárias e das redes cooperação solidárias, assim como ampliar as finanças solidárias com os circuitos e espaços de comercializações. O projeto visa ainda promover ações de comercialização solidárias e fortalecer a institucionalidade das políticas públicas de apoio e fomento ao trabalho associado e coletivo, objetivando a promoção de iniciativas de desenvolvimento sustentável e solidário com inclusão social.

Desta forma, estão sendo aplicados em diversas ações R$ 3 milhões entre recursos próprios e repasses do Governo Federal para o fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários, com a instalação de Casas de Economia Solidária e Centro Público de Economia Solidária, além de investimentos nas formações e assessoramento técnico dos empreendimentos beneficiados e o fortalecimento das finanças solidárias como forma de consolidar uma economia baseada nos princípios da autogestão e cooperativismo sustentável.

Parceria – O evento conta com a parceria do Instituto Marista de Solidariedade, Cáritas, Assessoria de Grupo Especializado Multidisciplinar em Tecnologia e Extensão (Agemte), Incubadora de Empreendimentos Solidários da Universidade Federal da Paraíba (Incubes), Uni Trabalho, Sebrae, Emater, Sedap e Empasa.