João Pessoa
Feed de Notícias

Governo comemora Dia Mundial da Alimentação com atividades na Capital

quarta-feira, 16 de outubro de 2013 - 08:25 - Fotos:  José Lins/Secom-PB

O Dia Mundial da Alimentação será comemorado pelo Governo do Estado, nesta quarta-feira (16), com uma série de ações no Ponto de Cem Réis, no centro de João Pessoa. O evento começou às 8h, com exposição fotográfica e exibição de filmes abordando o trabalho de agricultores familiares assessorados pela Emater Paraíba. A programação ainda inclui a feira de produtos agroecológicos, distribuição de mudas e degustação. Técnicos da empresa estarão presentes para esclarecer dúvidas e fazer encaminhamentos de propostas aos parceiros da Agricultura Familiar.

As comemorações do Dia Mundial da Alimentação fazem parte da programação da Semana Nacional de Alimentação realizada em diversos municípios. A abertura aconteceu na segunda-feira (14) na sede da Emater, na estrada de Cabedelo, com a participação de representantes de vários órgãos do Governo do Estado e outros parceiros.

Para comemorar a data, paralelamente às ações do Ponto de Cem Réis, a Emater, empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, por meio de seus escritórios regionais e locais, programou eventos para toda semana. Foram realizadas atividades em Uiraúna, Aparecida, João Pessoa, Patos, Cuité de Mamanguape e Alhandra com ações em escolas e comunidades rurais, sempre abordando políticas públicas voltadas para a segurança alimentar.

Segundo o presidente da Emater, Geovanni Medeiros, o Governo do Estado, por meio do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), desenvolve ações de segurança alimentar e nutricional, transição agroecológica e geração de renda junto ao agricultor familiar, fomentando a sustentabilidade e a construção de sistemas alimentares saudáveis. “O sistema alimentar sustentável vai desde o plantio até a mesa, buscando produzir alimentos saudáveis de forma a garantir as necessidades nutricionais da população enquanto protege e garante as necessidades das gerações futuras”, comentou.

A Emater contribui para a consolidação da agricultura familiar e da produção sem agrotóxico, executando ações em conjunto com parceiros, a exemplo da Emepa, Empasa, Interpa, Projeto Cooperar, Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Ministério do Desenvolvimento Agrário.