Fale Conosco

7 de dezembro de 2015

Governo comemora 60 anos da extensão rural na Paraíba



Os 60 anos da Extensão Rural da Paraíba, o Dia Nacional do Extensionista Rural e um ano de Gestão Unificada, novo modelo de gestão adotado pelo Governo do Estado, que integra Emepa/Interpa/Emater (GU), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), serão comemorados nesta quinta-feira (10). O evento começa a partir das 8h, na sede administrativa da Emater/GU, localizada na estrada de Cabedelo.

Durante as solenidades de comemorações, representantes do Governo do Estado, deputados, prefeitos, agricultores familiares, extensionistas, representantes de conselhos e associações comunitárias rurais, além de outras autoridades do setor público agrícola, serão entregues diversos bens como carros, quadriciclos e microcomputadores, destinados aos técnicos, a fim de que possam prestar uma assistência técnica orientada e de qualidade aos agricultores atendidos pela Gestão Unificada no Estado.

Dentre os benefícios a serem entregues, destacam-se assinaturas de contratos de aquisição de terras e de investimento em infraestrutura para 26 famílias da comunidade Santa Maria, em Itapororoca, pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC), num valor de R$ 2,3 milhões, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, via Banco do Nordeste.

Na ocasião, também serão entregues títulos definitivos de propriedade rural para 200 famílias agricultoras integrantes do Programa de Reordenamento Agrário. Ao todo, serão entregues 167 casas e 33 terrenos numa área de 17 hectares, além de máquinas de costura destinadas aos agricultores do projeto Eco Produtivo, numa parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Humano, repasse de cheque referente ao pagamento da compra direta PAA Estadual, por meio do Banco do Brasil.

Também será assinado termo de doação de terreno pela Prefeitura de Algodão de Jandaíra destinado a construção da sede do escritório da Emater local. Serão entregues, ainda, simbolicamente, títulos de regularização fundiária a 3.200 famílias agricultores de Lagoa Seca, numa parceria entre Governo do Estado e MDA. Lagoa Seca é o município do país com 100% de regularização fundiária. A previsão inicial era de 1.300 títulos.

A programação começa com um café da manhã, seguido de um ato ecumênico a ser celebrado pelo arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, e o pastor Estevam Fernandes. Ao final da entrega de bens e serviços, começam os discursos das autoridades presentes ao evento.

Histórico – Durante essas seis décadas, as ações da extensão rural chegaram a todos os recantos da Paraíba, por meio de um corpo técnico capacitado que atende aos diferentes segmentos produtivos, levando saberes às famílias agricultoras familiares. Inicialmente atuando como Ancar, posteriormente passou a se denominar de Emater, continuou com os mesmos princípios que nortearam sua idealização na década de 50, começando pelo estado de Minas Gerais.

No início deste ano, por determinação do governador Ricardo Coutinho, depois de avaliadas as vantagens administrativas que proporcionaria uma melhor adequação no atendimento às comunidades rurais, foi implantada a Gestão Unificada no dia 2 de janeiro deste ano, por meio de Medida Provisória 230/2015.

A Gestão Unificada, integrada pela Emepa/Interpa/Emater, é vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca – Sedap. A GU é composta por um diretor presidente, um diretor administrativo e três diretores técnicos de cada empresa integrante. As estruturas funcionais e jurídicas dos órgãos foram mantidas. Essa união administrativa visa uma maior celeridade das ações para o crescimento e fortalecimento da agropecuária e do desenvolvimento rural sustentável da Paraíba.

Durante as comemorações, também ocorrerá o lançamento do livro intitulado “Ancar/Emater-PB 60 Anos”, do engenheiro agrônomo Verneck Abrantes.

Afora outras autoridades nacionais, já estão confirmadas as presenças do diretor da Empresa de Extensão Rural de Brasília e também presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Argileu Martins da Silva, e o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (MDA/SAF/Dater), Marenilson Batista.