Fale Conosco

9 de junho de 2011

Governo coloca em prática o Plano de Enfrentamento à Violência nas escolas



A Secretaria de Estado da Educação (SEE) inicia às 16h desta segunda-feira (13) as ações práticas do Plano de Enfrentamento à Violência nas escolas. O trabalho começa pela Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Cícero Romão Batista na comunidade Porto de João Tota, no bairro de Mandacaru.

Na ocasião os técnicos da SEE vão ouvir a direção, professores, técnicos e alunos sobre as necessidades da escola para providências nas áreas pedagógica e administrativa, por meio da Força Tarefa Executiva e Operacional e gerências executivas de Ensino Fundamental e Médio

Paralelamente, outra equipe iniciará intervenções físicas nas instalações, fazendo reparos na infraestrutura do prédio, na parte elétrica, hidráulica e fazendo retelhamento. O objetivo é resolver os problemas que foram detectados em visita realizada à unidade nesta terça-feira (7).

A meta é diagnosticar o cenário e estabelecer ações que ataquem os problemas enfrentados nas escolas, inicialmente pelas unidades da 1ª Gerência Regional de Educação, com sede em João Pessoa. Essa ação se dará a partir de dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social com relação a registros de violência no entorno de 100 metros da escola. O Comando da Polícia Militar já disponibilizou um telefone exclusivo para atender os registros de violência nas escolas, que é o 3213-9024.

Outra ação que será implantada pela Secretaria da Educação é a transversalidade dos conteúdos programáticos das ações do Plano no currículo escolar dos alunos.

O trabalho será realizado em parceria com o Ministério Público, Prefeitura Municipal de João Pessoa, Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (PM, Polícia Civil e Bombeiros), Detran, Secretaria de Desenvolvimento Humano, Secretaria de Cultura, Secretaria da Juventude Esporte e Lazer; Energisa e Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans).