Fale Conosco

29 de maio de 2013

Governo celebra parceria com prefeituras para recuperar barragens



aesa Açude Capivara 1 270x202 - Governo celebra parceria com prefeituras para recuperar barragensO Governo do Estado está firmando parcerias com prefeituras a fim de recuperar reservatórios no interior do Estado. Com a ajuda dos municípios, a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) restaurou este mês barragens nas cidades de Uiraúna e Tavares.

De acordo com o presidente da Aesa, João Vicente Machado Sobrinho, a Agência Estadual está enviando a mão de obra especializada para os reservatórios e as prefeituras parceiras estão cedendo o maquinário. “Estamos combatendo as erosões e o desmatamento, recuperando as instalações, pintando equipamentos e revitalizando as comportas. Não são obras estruturantes, mas é um trabalho de manutenção importante, que vai evitar que tenhamos problemas maiores no futuro”, explicou.

Na cidade de Uiraúna, localizada a 460 quilômetros da Capital, foi recuperado o reservatório Capivara, que comporta mais de 37 milhões de metros cúbicos e atualmente está com 31% de sua capacidade. No município de Tavares, distante 390 quilômetros de João Pessoa, o açude restaurado foi Tavares II, que abriga nove milhões de metros cúbicos e está com 89% do seu limite.

Açudes – Os 122 mananciais monitorados pela Aesa têm capacidade de acumular quase quatro bilhões de metros cúbicos d’água. Nesta quarta-feira (29), 72 açudes estão com volume de água acima de 20% de sua capacidade total. Outros 34 estão com volume abaixo de 20% do total e a situação é crítica em 14 mananciais, com menos de 5% do volume. Além disso, dois reservatórios estão sangrando. A relação detalhada pode ser acessada no portal www.aesa.pb.gov.br. Na página também são disponibilizadas a previsão do tempo e temperatura com informações atualizadas a cada 12 horas.