Fale Conosco

17 de agosto de 2011

Governo capacitará profissionais para atendimento a pessoas com deficiência



O Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, promoverá a capacitação de 1.215 profissionais em todos os municípios paraibanos para o atendimento a pessoas com deficiência. Aprovado pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos, o projeto “Qualificação Intersetorial de Fortalecimento da Política da Pessoa com Deficiência no Estado da Paraíba” vai ser executado pela Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), juntamente com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH).

O objetivo da iniciativa é contribuir para a efetivação, na Paraíba, da política da pessoa com deficiência, garantindo a cidadania aos portadores de necessidades especiais e fomentando a sua acessibilidade nas áreas de educação, saúde, assistência social, habitação, lazer e emprego.

Por meio do projeto, serão qualificados profissionais que atuam em entidades públicas e privadas, com ênfase para a área dos direitos humanos. Segundo a chefe de Planejamento da Funad, Cristiane Cavalcanti, a qualificação será realizada por meio da realização de quatro seminários e dois cursos de aprofundamento nas quatro macrorregiões do Estado, e atingirá os 223 municípios paraibanos.

Também serão desenvolvidas ações voltadas para a produção de material educativo, divulgação em meios de comunicação e a articulação da inclusão da política da pessoa com deficiência em todo o Estado.