João Pessoa
Feed de Notícias

Governo capacita técnicos para implantar Núcleo de Vigilância Social

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011 - 19:35 - Fotos: 

Encontro acontece no Hotel verde Green.Secom-PB

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) realiza nestas segunda (19) e terça-feira (20) o “I Encontro sobre Monitoramento e Indicadores Sociais”, no Hotel Verde Green, para cerca de 60 servidores das secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Humano.  O evento tem como objetivo promover uma avaliação das políticas públicas executadas pela gestão estadual.

“A Paraíba terá um Núcleo de Vigilância Social que será implantado no próximo ano. Essa formação está acontecendo durante dois dias e é fundamental para que possamos acompanhar as mudanças que o Governo está implantando na área social. Não basta apenas fazer as ações, temos que ter dados concretos”, destacou a secretária da Sedh, Aparecida Ramos.

A palestrante do evento é a economista e consultora internacional Lena Lavinas, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela aborda temas como pobreza extrema e sistema de proteção social.

“Uma grande novidade no cenário do Nordeste é que estão surgindo novas lideranças comprometidas com o setor público, como é o caso da Paraíba. Observamos que o Governo da Paraíba quer melhorar o atendimento à população, fazendo com que os que trabalham na Assistência Social tenham respostas mais eficientes para a população que precisa de assistência”, frisou a economista.

Assistência na Paraíba – O Estado tem aproximadamente 613 mil pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza. Parte desta população vem sendo assistida por meio de programas monitorados pela Sedh, como o Bolsa Família, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e Programa de Segurança Alimentar com os restaurantes populares (Campina Grande, Patos e Santa Rita), que fornecem diariamente 2,5 mil refeições.

Visando acompanhar esta população mais de perto, está sendo construída uma Topografia Social, que apresentará um verdadeiro raio-X da situação social do Estado.