João Pessoa
Feed de Notícias

Governo capacita técnicos e reestrutura Creas de 20 cidades

quinta-feira, 7 de abril de 2011 - 11:37 - Fotos: 

O Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Humano (SEDH), iniciou o processo de reestruturação dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) em 20 cidades. Dentro dessa metodologia, 104 técnicos estão sendo capacitados para melhor atender a população.

De acordo com a Gerente Operacional de Proteção Social Especial, Carmem Lúcia, todos os Creas regionais, de responsabilidade do Governo do Estado, serão visitados por diretores da SEDH. “Recebemos relatórios sobre o estado de cada Centro e estamos conferindo as informações pessoalmente. Em muitos casos, a situação era precária”, comentou, acrescentando que já foram visitadas as cidades de Lucena, Sapé, Guarabira, Bananeiras, Areia e Esperança.

Neste processo de reestruturação dos Creas, a secretária de Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos, considera fundamental o investimento em capacitação. “Trouxemos profissionais de renome como a professora Aldaiza Sposati, que já contribuiu para reestruturar a política de assistência social em vários estados. E agora vamos oferecer o curso ‘Enfrentamento ao crack e outras drogas’ em parceira com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)”, avisou, lembrando que a nova formação tem início no próximo dia 28.

Proteção especial – Os Creas têm o objetivo de prestar atendimento especializado a vítimas de violência física, psicológica, negligência, abuso sexual, exploração sexual, comercial, patrimonial e moral, assim como outras formas de violência. Os centros são destinados a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, tendo como público alvo crianças, adolescentes, mulheres, idosos e pessoas com deficiência.