Fale Conosco

13 de outubro de 2011

Governo capacita profissionais para aplicação de vacina e teste tuberculínico



A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está realizando treinamentos de qualificação para profissionais de nível superior na aplicação da vacina BGC (contra a turbeculose) e no teste tuberculínico (PPD). A qualificação, direcionada aos enfermeiros, já foi realizada para os municípios que compõem a 9ª Regional de Saúde (com sede em Cajazeiras), 11ª GRS (Princesa Isabel) e 8ª GRS (Catolé do Rocha). No período de 17 a 21 deste mês, a capacitação vai acontecer para funcionários da 4ª Gerência Regional de Saúde (Cuité).

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Imunização da SES, Missânia da Silva Moreira, até o mês de dezembro deste ano serão capacitados os enfermeiros das gerências regionais de Monteiro, Piancó e Itabaiana (4ª, 7ª e 12ª Regionais de Saúde, respectivamente). “Após serem qualificados, esses profissionais atuarão como agentes multiplicadores nos municípios jurisdicionados por cada gerência de saúde”, explicou.

Novo Sistema – Paralelo ao evento, a Secretaria da Saúde realiza uma capitação sobre o novo Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, destinada a digitadores e coordenadores de imunização dos municípios paraibanos.

Missânia disse que o novo sistema de informação é online, individualizado e com o banco de dados centralizado no Ministério da Saúde (MS). A previsão é de que, até maio de 2012, todos os municípios estejam com o sistema implantado. Ela explicou que, com esse novo sistema, a perda do cartão de vacina não será mais problema. “Com o nome da criança, o profissional de saúde de qualquer cidade ou estado onde o programa esteja implantado vai saber que vacinas ela já tomou e quais são as que ainda faltam”, explicou.

Outra vantagem com o novo sistema é que a SES terá maior controle e diminuirá o uso de impressos. A próxima capacitação está marcada para o dia 26 deste mês, nos municípios jurisdicionados pela Gerência Regional de Saúde de Catolé do Rocha.  De acordo com o cronograma da SES, até dezembro deste ano serão capacitados os municípios que pertencem a 4ª, 8ª, 9ª, 10ª e 12ª Gerências Regionais de Saúde.